Boa tarde!
15/12
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 11 de outubro de 2018 - 08h47m

Eventos > Emater

RS: Feira de Agricultores Agroecologistas é lançada em Lajeado, diz Emater/RS



Imagens

Foto: Divulgação / Emater/RS



Lajeado/RS

Como parte das ações promovidas dentro da Semana da Alimentação do RS – celebrada entre os dias 15 e 21 de outubro com o tema "Alimento saudável ao seu alcance" - foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (10), no primeiro piso do Shopping Lajeado, a Feira de Agricultores Agroecologistas. O espaço, que estará aberto sempre às quartas-feiras, das 16h30 às 20h, contará com a oferta de produtos orgânicos certificados ou em processo de transição, cultivados por agricultores de Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul e Arroio do Meio.

A feira do shopping se junta a outros dois espaços para a comercialização de produtos de base ecológica – o da Univates e o da Praça João Zarth Sobrinho (do Papai Noel) – consolidando um movimento que pensa o cultivo qualificado em circuitos curtos. "Nesse sentido, a realização de feiras orgânicas gera oportunidades de desenvolvimento e circulação de renda que não se evade para outras regiões, ao mesmo tempo em que promove a saúde à população", salienta o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi.

Os fornecedores da feira – que é uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, do Shopping lajeado e da Prefeitura, com o apoio da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (Aavt) - integram cinco grupos, sendo eles Orgânicos do Vale, Defensores da Natureza, Orgânicos Santa Clara, Orgânicos do Alto Arroio Alegre e Sabores da Terra. No local estarão sendo comercializados produtos diversos, como morango, alface, alho poró, tempero verde, rúcula, couve-flor, mamão e chuchu, além de derivados de cana de açúcar, como melado e açúcar mascavo.

Para a agricultora Márcia Burghardt, de Cruzeiro do Sul, o novo espaço se configura como uma ótima oportunidade para a comercialização de produtos diretamente ao consumidor. "A gente nota que a procura por alimentos orgânicos têm aumentado e, para nós, que os cultivamos, é motivo de orgulho participar dessa feira", afirma. Em sua banca, produtos como laranja e beterraba, se misturam com temperos e chás como alecrim e hortelã. "Não temos dúvida que, com a propaganda positiva, a feira será um sucesso", projeta.

A opinião da produtora Lucila Petry, de Arroio do Meio, vai ao encontro da de Márcia. "os produtos que cultivamos não duram por muito tempo, então é importante ter mais um canal de comercialização", explica. Em sua banca, vistosas alfaces e couves dividem espaço com feijão e outros produtos. "A gente fica feliz por ter a certeza de que, a mesma coisa que estamos plantando para a nossa família, estamos entregando para o consumidor", sorri. "Fora o fato de que, para as famílias rurais, esta é uma oportunidade a mais de renda", completa.

Para a consumidora Silvana Sciascia, do bairro São Cristóvão, em Lajeado, a feira não poderia ser mais bem-vinda. "Sou &39;vizinha do shopping&39;, o que facilitará o meu acesso para a compra", avalia. Consumidora assídua de produtos orgânicos, estava levando em sua sacola apenas espinafre, já que já havia feito a feira completa na segunda-feira, no espaço que fica junto a Praça do Papai Noel. "Mas já estou avisando as minhas amigas que moram aqui perto, via whats, que a feira está inaugurada", sorri.

Para Bernardi esse clima favorável ao redor de uma feira como esta, faz com que essa estratégia seja reconhecida como "moderna e inteligente", uma vez que está alinhada ao que prega a Organização das Nações Unidas Para a Agricultura e Alimentação (FAO), que é o estímulo à reflexão sobre a importância da alimentação saudável, acessível e de qualidade. "Assim não temos dúvida que a feira será um sucesso, já que os consumidores têm modificado seus atos de consumo, buscando levar para casa alimentos mais seguros, livres de resíduos químicos e com frutas e verduras que possam, de fato, ser sinônimos de saúde", enfatiza.

Além de produtores, consumidores, representantes da Emater/RS-Ascar e de outras entidades, o evento de inauguração da Feira contou com a presença de diversas autoridades, como a vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, o administrador do Shopping Lajeado, Walter Freitas e o supervisor da Emater/RS-Ascar, João Caíno. Caíno, no ato representando o gerente regional Marcelo Brandoli, valorizou o trabalho em parceria para a consolidação do espaço. "Há que se reconhecer o esforço dos agricultores agroecologistas para que iniciativas como esta sejam colocadas em prática", frisou.


Fonte: Emater/RS-Ascar














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r