Boa tarde!
15/12
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 11 de outubro de 2018 - 10h05m

Eventos > Expofeira

RS: 80ª Expofeira de Livramento expõe meio século de seleção genética Angus, diz ABA



Santana do Livramento/RS

Pecuaristas da região da Campanha do Rio Grande do Sul, com mais de 50 anos de seleção genética Angus, levarão alta qualidade racial para a 80ª Expofeira de Santana do Livramento, que inicia nesta quinta-feira (11) e se estende até 21 de outubro. Este ano, os destaques ficam por conta de reprodutores oriundos de Transferência de Embriões com origem em exemplares contratados por centrais de inseminação. A agenda da raça começa na sexta-feira (12/10) e continua até 18 de outubro, com julgamentos e remates no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho.

Nesta edição, as expectativas de vendas estão voltadas para dois leilões da raça. Na quinta-feira (18/10), o 7º Leilão Parceria Genética, organizado pelas cabanhas Sossego e Paipasso, ambas de Santana do Livramento (RS, e a fazenda La Coxilha, de Cacequi (RS), ofertará 50 touros Angus e Brangus avaliados pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e prontos para monta a campo.

Também estarão em pista 100 fêmeas entre terneiras, novilhas e vacas de cria.  Na sexta-feira (19/10), quatro propriedades ofertam 17 fêmeas Angus e 8 touros no leilão Touros da Fronteira. Ambos os eventos serão transmitidos ao vivo pela TV A Plateia. "Teremos animais com excelente padrão zootécnico, com genética disponível pelas centrais", disse o inspetor técnico da Angus, Luiz Walter Ribeiro, ressaltando que os exemplares valorizam a genética nacional Angus.  A expectativa, aposta ele, é de médias superiores registradas na temporada de primavera no Estado. 

Os machos e fêmeas que representarão a raça na exposição começam a chegar no parque na sexta-feira (12). "Os animais que eu inspecionei estão prontos para o julgamento e também para os eventos comerciais na próxima semana", disse Ribeiro, ressaltando que o os trios se fariam muito bem representados em qualquer outra pista de avaliação dentro e fora do Estado. A agenda de sábado (13) iniciará com julgamento de rústicos (PO e PC). O jurado argentino, Maurício Groppo, avaliará 4 trios Angus, sendo 3 de touros e 1 de fêmeas. Ainda no sábado, às 13h, será realizado almoço de confraternização e entrega dos prêmios conquistados em pista.


Fonte: Associação Brasileira de Angus (ABA)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r