Boa tarde!
15/10
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 11 de outubro de 2018 - 19h50m

Eventos > Conab

DF: Rio Grande do Sul – produção de grãos tem estímulo de preços para crescer, diz Conab



Brasília/DF

A variação da área plantada de grãos no Rio Grande do Sul pode variar entre uma leve queda de 1,1% até a possibilidade de crescimento de 2,5% em comparação aos 8,6 milhões de hectares da safra 2017/2018, segundo o 1º Levantamento de Safras de Grãos, divulgado hoje (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Isso porque o estudo mostra que os números estatísticos correspondem a uma área entre 8,5 milhões e 8,8 milhões de hectares.

A intenção de plantio no estado mostra a posição inicial tanto para as culturas de verão quanto as de inverno, refletindo numa produção que pode passar de 33,2 milhões para 35 milhões de toneladas, impulsionada pelos preços atrativos no mercado, sobretudo do milho.

O cereal já foi quase todo semeado em algumas regiões, como na Fronteira Oeste, Missões e Alto Uruguai, enquanto que nas demais continuam os trabalhos de implantação. Cerca de 50% das lavouras estão em fase de germinação no estado e o restante em início de desenvolvimento vegetativo. Próximo à fronteira com a Argentina, praticamente todo o milho já foi plantado.

Já o arroz, por exemplo, com 5% a menos do total esperado para semeação, apresenta uma tendência de redução de área até agora em torno de 3% em relação à safra passada. E a soja deve iniciar a semeadura ainda neste mês, com tendência de aumento, seguindo a tendência dos últimos anos, com abertura de novas áreas.

Para as culturas de inverno, a posição é que se encontram, em sua maioria, na fase final de floração e enchimento de grãos. O trigo, por exemplo, está com 53% no estágio de enchimento. A cultura aponta para uma forma animadora para os produtores, caso confirme a estimativa de produtividades superiores sobretudo em regiões do planalto médio, que vai de Ijuí a Passo Fundo. Mas há ainda apreensão para os prognósticos climáticos pouco favoráveis para a época da colheita.

Outras informações do 1º Levantamento – Safra 2018/19, com os dados da produção em todo o país, estão disponíveis no site da Conab.


Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r