Bom dia!
23/03
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 11 de janeiro de 2019 - 14h41m

Eventos > Ovinos

RS: Emater/RS-Ascar realiza concursos na programação da ovinocultura de Bagé



Bagé/RS

Na tarde desta sexta-feira (11), em Bagé, na região da Campanha, a Emater/RS-Ascar realiza o Concurso de Culinária da 11ª Agrovino, 4ª Exposição Internacional e 1ª Exposição Nacional da Raça Romney Marsh. O Concurso de Culinária, que conta com as modalidades de receitas salgadas, com pratos de carne ovina, e de receitas de doces, tem inicio às 14h, na Casa do Sicredi, no Parque da Associação e Sindicato Rural de Bagé, que este ano está sediando as atividades da Emater/RS-Ascar.

Os jurados do Concurso Culinário serão a extensionista social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Aceguá, Luana Alves, o presidente da Associação Bageense de Criadores de Ovinos (Abaco), Geraldo Brossard Correa de Mello, e a nutricionista Jéssika Garcia Siqueira.

- Até o momento o certame conta com oito inscritos, quatro deles para o concurso de carne ovina e outros quatro para o concurso de doces, sendo todos eles produtores rurais da região, pois o principal objetivo é a interação com a biodiversidade do Pampa gaúcho através de receitas típicas passadas de geração em geração -, expressou a extensionista social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Bagé, Ana Rosa Sonaglio. A extensionista destaca ainda, a grande procura do público nos concursos anteriores. - Os concursos já feitos sempre tiveram uma ótima procura, existem mais de 100 receitas culinárias arquivadas pela Emater/RS-Ascar, revelando a alta qualidade dos trabalhos apresentados -, disse Ana Rosa.

No julgamento, os jurados levarão em conta a apresentação, o sabor, a consistência, a cor e aroma. A premiação será de R$ 100,00 para o primeiro lugar e R$ 50,00 para quem ficar com a segunda colocação, patrocinados pelo Sicredi. Segundo Ana Rosa, os preparativos estão todos dentro da normalidade. - As pessoas estão buscando informações e certamente apresentarão receitas de acordo com a época, como o Doce de Figo e a Ambrosia -, antecipa. Após o concurso, os pratos serão liberados para a degustação do público, e as receitas ficarão à disposição no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Bagé.

Ana Rosa também destaca que é importante incentivar as pessoas a consumirem os pratos feitos com produtos da nossa região. - Um dos exemplos de que valorizamos nossos pratos regionais, é de que se uma pessoa fizer um prato com sagu, por exemplo, é automaticamente desclassificada, pois não é uma receita da nossa região -, aponta a extensionista.

Concurso de Borregas
Além do Concurso de Culinária, a Emater/RS-Ascar estará promovendo um Concurso de Borregas, no sábado (12), às 9h, com a participação de quatro trios de diferentes raças de lã e de carne, que serão julgados pelo técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Joaquim Soares.

Para o zootecnista e produtor rural, Amílcar Jardim Matos, que levará seus animais ao Concurso, a participação é importante para mostrar ao mercado a qualidade dos animais. Segundo ele, embora não sendo criados em cabanha, mas sim a campo, pode-se criar com qualidade, mostrando o potencial do produtor. - É importante participar deste tipo de evento para que a propriedade receba mais visibilidade, além de fomentar a ovinocultura, fortalecendo a cadeia produtiva -, ressalta o criador.

De acordo com o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, Rodolfo Cesar Perske, os concursos promovidos pela Emater/RS-Ascar incentivam o desenvolvimento da ovinocultura, que é uma das atividades que a Instituição trabalha junto aos pecuaristas familiares. - A ovinocultura é uma atividade muito importante por agregar renda nas propriedades, além de ser uma atividade tradicional da região. A Emater, ao promover o Concurso de Culinária e o de Borregas, de certa forma está incentivando e motivando os produtores, divulgando também a atividade para a população em geral -, assegura o dirigente da Emater/RS-Ascar.

Curso de Feltragem
A programação da Emater/RS-Ascar não se limitará apenas aos concursos de Culinária e ao de Borregas. Ainda no sábado, às 15h, acontecerá um Curso de Feltragem em Lã, que será ministrado pela extensionista social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Pinheiro Machado, Elizabeta Neitzke. Na ocasião, Elizabeta demonstrará, através de uma aula prática, como é feita essa atividade. - A lã de ovelha, lavada e cardada, é colocada na água com plástico bolha, possibilitando a criação de diversos artesanatos, diz a extensionista.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2019, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r