Bom dia!
17/02
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019 - 15h15m

Eventos > Senar

SC: Senar/SC forma segunda turma do Curso Técnico em Agronegócio em Seara



Imagens

Foto: Divulgação / Faesc



Solenidade ocorre no sábado (16), no CTG Seara e Pampa


Seara/SC

Após dois anos de formação e muita dedicação, 22 alunos concluem o Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec no polo presencial de Seara, no oeste catarinense. Essa é a segunda turma a concluir o curso que é promovido por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com o Sindicato Rural de Seara. A solenidade de colação de grau está programada para o dia 16 de fevereiro (sábado), a partir das 19 horas, no CTG Seara e Pampa.

O presidente do Sindicato Rural de Seara Valdemar Zanluchi destaca o excelente nível técnico do curso que é ofertado gratuitamente a produtores e filhos de produtores rurais. "Seara é um município que tem como base econômica a agropecuária e o Senar/SC tem sido um incentivador da sucessão familiar e da permanência do homem no campo levando tecnologia e qualificação. Os profissionais que se formarão estão aptos para atuar em diferentes segmentos do agro e, sem dúvidas, contribuirão para o desenvolvimento do setor na região. Somos honrados em ser parceiros dessa iniciativa de sucesso", afirma.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o grande oeste, onde o município de Seara está localizado, é uma das principais regiões produtivas do território catarinense abrigando grande números de produtores rurais que contribuem, exponencialmente, para o desenvolvimento econômico do Estado. "Essa é uma região fértil e que tem dado muitos frutos por meio da dedicação, principalmente, dos produtores rurais que trabalham de sol a sol. O curso técnico é mais uma oportunidade que estamos levando para dentro da porteira a fim de otimizar os processos de produção, aumentar a produtividade e elevar o nível de qualidade de vida. Parabenizamos os futuros técnicos pelo compromisso e a responsabilidade com o agronegócio catarinense".

A coordenadora estadual do curso, Katia Zanela, explica que foram dois anos de curso com 80% da carga horária a distância e 20% em encontros presenciais realizados nos polos de apoio. "O ponto alto foram as visitas realizadas em propriedades rurais a fim de aproximar os alunos da realidade vivenciada e dos desafios e oportunidades que eles terão pela frente. É um curso com excelente grade curricular e que prepara os profissionais para diferentes funções".

O curso, segundo o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, forma profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. "Desde que o curso começou a ser ofertado em Santa Catarina já formamos 267 técnicos em dez polos de apoio presencial. Nos próximos meses iniciaremos dois polos novos em Lages e Campos Novos, totalizando 12. Nosso compromisso é de trabalhar em prol da qualificação rural de qualidade e temos certeza que os profissionais que se formarão em Seara terão fácil acesso ao mercado de trabalho devido ao excelente nível do curso".


UM MUNDO DE OPORTUNIDADE

O amor de Meilingui Luiza Oldoni Biondo, de 29 anos, pelo meio rural surgiu a partir dos exemplos que tem em casa. Filha de produtores rurais, a jovem moradora do interior de Seara formou-se em Medicina Veterinária, mas não parou por aí. Começou o Curso Técnico em Agronegócio visando mais uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e para abrir portas no mercado de trabalho.

Meilingui trabalha em uma cooperativa da região e, com a conclusão do curso, pretende seguir levando conhecimento e auxiliando no desenvolvimento do homem do campo com base no que aprendeu durante os dois anos de curso. "Os dois anos foram muito proveitosos. Os professores estavam preparados para tirar as dúvidas e contribuir com o nosso desenvolvimento profissional e também pessoal. Todos os conteúdos trabalhados fizeram com que voltássemos o nosso olhar para questões que enfrentaremos no dia a dia no campo e isso nos prepara para desempenharmos nossas funções de forma segura. Estou confiante e otimista com o futuro".

 


Fonte: Sistema Faesc/Senar-SC














© Copyright 2019, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r