Bom dia!
25/03
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 15 de março de 2019 - 15h18m

Eventos > Expodireto Cotrijal

RS: UPF apresenta na Expodireto o Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Sanidade Animal



Imagens

Foto: Alessandra Pasinato / UPF



Não-Me-Toque/RS

Presente desde a primeira edição da Expodireto, a Universidade de Passo Fundo (UPF) leva, a cada ano, novas tecnologias e inovações ao homem do campo. Durante a edição de 2019, a UPF apresentou os serviços disponibilizados pelo Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Sanidade Animal (Cdsa), que possibilita aos produtores e às agroindústrias aporte tecnológico para o desenvolvimento da produção. No espaço, são realizadas análises, atendendo às demandas do Programa Nacional de Sanidade Avícola, do Programa Nacional de Sanidade Suídea e do Programa Nacional de Controle de Erradicação de Tuberculose e Brucelose.

Conforme o professor do curso de Medicina Veterinária, Dr. Fernando Pilotto, para a criação do Centro de Diagnóstico, em 2017, foi encaminhado um projeto para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi contemplada com recursos de R$ 655 mil para investimentos em equipamentos para realizar os ensaios. O laboratório está implantado junto ao Módulo II do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPFParque).

Conforme Pilotto, a região não contava com nenhum laboratório para diagnóstico oficial. "Nós temos, na metade norte do estado, aproximadamente 80% da criação de aves, de suínos e da produção de leite, mas não contávamos com nenhum laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura para a realização dos ensaios oficiais", aponta.


Fonte: Universidade de Passo Fundo














© Copyright 2019, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r