Bom dia!
25/03
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 15 de março de 2019 - 17h16m

Eventos > Oliva

RS: Formigueiro sedia 8ª Abertura da Colheita da Oliveira do RS, diz Emater/RS



Imagens

Foto: Divulgação / Emater-RS



Formigueiro/RS

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (15), a 8ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva do Rio Grande do Sul 2019. A solenidade foi realizada na propriedade de Arno Werlang, que produz o azeite Olivais da Fonte, na Colônia da Aroeira, em Formigueiro, e contou com a presença de autoridades, como o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior.

Um dos setores agrícolas mais promissores, o plantio de oliveiras e a produção de azeite extravirgem, se consolida no Estado. Formigueiro é um dos municípios gaúchos onde a olivicultura é praticada. Caçapava do Sul, Pinheiro Machado, Cachoeira do Sul, Canguçu, Dom Pedrito, Candiota, Jaguarão, Bagé, Encruzilhada do Sul e Santana do Livramento são algumas das cidades que se destacam na atividade.

A expectativa para a colheita de 2019 é muito boa. Segundo dados da SeapDR e do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), a produção de azeite este ano poderá chegar a 160 mil litros, sendo a maior já obtida no país. Em 2018 o número chegou a 150 mil litros de óleo, 42% a mais que em 2017.

Para o secretário Covatti Filho, o avanço da olivicultura gaúcha gera empregos e renda, e a produção de azeites de alta qualidade também visa, a longo prazo, diminuir o grande volume de importados, deixando estas divisas no Brasil.

O Rio Grande do Sul é hoje o maior produtor do Brasil. Possui 3.464 hectares de plantações de azeitonas. Conforme o Cadastro Olivícola do RS  2017, realizado pela Câmara Setorial das Oliveiras, da SeAPdr, o Estado conta com 145 produtores rurais, em 56 municípios, sendo oito indústrias e 20 marcas de azeite.

A Serra do Sudeste é a região gaúcha que apresenta a maior área plantada, com 1.778 hectares. A produção se estende por outras regiões do Estado, como Campanha/Fronteira Oeste, com 599,7 ha; Depressão Central, com 453 ha; Região Metropolitana/Costa Doce, com 422,4 ha; Serra Nordeste, com 146 ha; e Norte/Missões/Planalto, com 65 ha. Os municípios com maior plantio declarado no RS são Canguçu, Encruzilhada do Sul, Pinheiro Machado, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Bagé, Barra do Ribeiro e Caçapava do Sul, onde iniciou a plantação no Estado, em 2003. Além do Rio Grande do Sul, o cultivo de oliveira é registrado na região Sudeste do país.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2019, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r