Boa tarde!
02/09
 


Notícias

Voltar
Segunda-feira, 30 de agosto de 2004 - 08h22m

Outros > Solo

Agrosilvopastoril é opção para solo fértil



Palmas/TO

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e financiada pelo Banco da Amazônia aponta um dado relevante para os pecuaristas. Segundo o estudo feito pelo pesquisador José Holanda Campelo Júnior, doutor em Agrometeorologia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UFMT, a implantação de sistemas agrosilvopastoris aumentam o potencial de uso sustentável da terra. Esse crescimento da potencialidade do solo se dá, segundo a pesquisa, pelo melhoramento do solo com a renovação de nutrientes através do plantio de árvores, mas também pela diversificação da produção e pela associação entre plantas e animais. A implantação do sistema, conforme trata o estudo, pode trazer ganho de renda para o produto, na manutenção da boa qualidade da terra e da facilidade de associação de agricultura e pecuária no mesmo terreno.

Há também questões sócio-econômicas e ecológicas que podem causar prejuízos com a derrubada de florestas.

Na implantação inicial do sistema agrosilvopastoril foram combinadas quatro espécies florestais, duas culturas anuais e uma forrageira. De um modo geral, os resultados obtidos obtidos indicam que, do ponto de vista das medidas de produção e de impacto ambiental, o sistema arosilvopastoril se mostrou como uma alternativa de uso da terra que apresenta resultados intermediários entre o uso da terra como pastagem extensiva e a manutenção da floresta.

O pesquisador defende a evolução do modelo extensivo para outro mais sustentável: o dos sistemas agrosilvopastoris, que facilitam a respiração do solo, pelo favorecimento à atividade microbiológica de decomposição de matéria orgânica. O tipo de cobertura vegetal da superfície do solo também interfere na produção de biomassa vegetal.

Emerson Alencar


Fonte: Jornal do Tocantins














© Copyright 2014, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r