Boa tarde!
20/09
 


Notícias

Voltar
Quarta-feira, 10 de novembro de 2004 - 09h11m

Agricultura > Horticultura e Olerícolas

SC: avança o plantio do tomate



Caçador/SC

Os tomaticultores da região do Meio-oeste Catarinense já estão com 70% da safra plantada. A informação é do presidente da Associação Caçadorense de Produtores de Tomate (Acato), Juarez Antônio Damo. Caçador é o maior produtor do hortifrutigranjeiro do Estado. Sua expectativa é que se repita a mesma safra do ano passado, quando foram cultivados na região de Caçador 12 milhões de pés. As primeiras mudas começaram ser plantadas no final do mês de setembro. As primeiras lavouras começam ser colhidas no final de dezembro, a partir do dia 20.

De acordo com o dirigente, com relação a outras safras a novidade neste ano é a migração de produtores para o sistema de irrigação e adubação por gotejamento - aquele que leva, através de um sistema de mangueiras, o adubo e a água direto no pé da planta.

Damo salienta que o sistema é mais econômico e de maior aproveitamento tanto de água como de fertilizantes. Outra vantagem é que evita a erosão e diminui o custo de combustível em relação ao método convencional. Ele pondera que na safra passada apenas 40% da produção utilizou gotejamento, contra 70% este ano.

A maior preocupação dos produtores nesse início de safra é o frio fora de época. Ontem, por exemplo, alguns termômetros apontavam para 10 graus centígrados, em pleno novembro. "O frio está atrasando um pouco o desenvolvimento das plantas", comenta o pesquisador da Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), de Caçador, Siegfrid Muller.


Fonte: A Notícia














© Copyright 2014, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r