Bom dia!
25/10
 


Notícias

Voltar
Quinta-feira, 19 de abril de 2007 - 17h14m

Eventos > Festa

Minas Gerais: Jaíba promove tradicional Festa da Banana e produz moda



Jaíba/MG

Começa dia 26 e vai até 29 de abril a tradicional Festa da Banana, que acontece no município de Jaíba há 13 anos. A abertura oficial está programada para a próxima quinta-feira (26), às 21h, no Parque Municipal Antônio Rosa Fonseca. O evento é promovido em parceria pela Unidade Regional da Emater-MG – Projeto Jaíba, Prefeitura Municipal e outros parceiros.

São quatro dias de comemorações com apresentação de palestras, demonstrações técnicas da agroindústria e da produção agrícola, além de eventos culturais e mostra de artesanato, trabalhado com fibra de bananeira, que atraem produtores do município e região.

Um estande da Emater estará aberto durante o evento, para orientação técnica, demonstrações sobre a produção, adubação e distribuição de folderes. Em uma cozinha experimental, o Espaço “Banana Gourmet”, montada pela equipe de extensionistas de Bem Estar Social da Emater-MG - Projeto Jaíba, serão realizadas demonstrações com preparo de receitas dos produtos derivados da banana, como doces, compotas, geléias, bolos e rosquinhas, e a tradicional banana chips que é o carro-chefe do produto na região. Haverá ainda mostra de produtos e concurso de pratos típicos.

Debates e palestras serão realizados a partir do dia 27, às 15h, com técnicos da Emater-MG, Epamig e Codevasf e abordarão temas como: Oleaginosas (biodiesel e álcool); Cultura da banana (processamento e industrialização); Agricultura familiar e Produção Orgânica.

Projeto piloto
A fibra da bananeira utilizada para fabricação de tecido será tema de um projeto piloto, ainda em gestação, informa a coordenadora estadual de Artesanato da Emater-MG, Cléa Venina. “Trata-se de uma tecnologia japonesa que vai ser desenvolvida em Minas Gerais pelas artesãs do Jaíba, com apoio da Emater-MG e do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA”, explica a coordenadora que afirma “não haver no Brasil, nenhum projeto semelhante”.

O diferencial nesta 13ª Festa da Banana é a decoração do parque e todos os ambientes que, pela primeira vez, ficou a cargo de dois grupos de artesãos do município com o apoio técnico da Emater-MG. Além da decoração do parque,com utilização da fibra, os artesãos vão também produzir bolsas, mochilas, tapetes, baús e flores, que serão comercializados num espaço batizado “Bananarte”. Um desfile com participação dos próprios artesãos será realizado no domingo, dia 29, com apoio da Emater-MG.

Cléa Venina informa ainda que serão apresentadas roupas e peças feitas em crochê, com linha de fibra de bananeira, “onde será evidenciado que a atividade artesanal transcende as questões de gênero, raça e gerações, proporcionando, principalmente, ocupação e renda para o meio rural”, destaca.

O município tem uma área plantada de 2.000 hectares de banana e produz 30 toneladas/ha por mês, totalizando 720 toneladas/ano. A coordenadora destaca que dessa produção são descartados 30 mil pseudocaules/mês, o que garante a sustentabilidade ambiental de um projeto em fibras de bananeira na região.


Fonte: Governo de Minas Gerais














© Copyright 2014, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r