Boa tarde!
20/09
 


Notícias

Voltar
Terça-feira, 04 de março de 2008 - 15h34m

Agronegócio > Peixes

TO: Projeto Tamborá investe em tecnologia na busca de mercado internacional



Almas/TO

O Tamborá, considerado o maior projeto frigorífico de peixe criado em água doce do mundo, no município de Almas, região sudeste do Estado, investe na industrialização para atender mercado interno e externo. Os investimentos de expansão abrangem toda a estrutura física, logística, e tecnologias de pontas para melhorar a qualidade de produção do peixe de boa aceitação no mercado mundial.

Atualmente o projeto conta com uma produção mensal em torno de 150 toneladas de peixes, a meta é chegar a 220 toneladas/mês para atender a demanda do Brasil e exterior. Com a nova tecnologia aplicada, os peixes não serão viscerados manualmente, e sim, com prática de tecnologia industrial. Nesta nova fase será construído um laboratório para as análises e exames dos animais e da água nos tanques.

A previsão do proprietário, José Eduardo, é que no início do próximo ano o empreendimento esteja em pleno funcionamento. “Inicialmente pretendemos exportar para Europa e Estados Unidos”, projetou, acrescentando que o grandioso projeto é fruto de uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Inclusive o idealizador do projeto é o próprio secretário Roberto Sahium”, lembrou.

O novo projeto de ampliação do frigorífico foi encaminhado para o Ministério de Piscicultura e deve ser concluído ainda no final deste ano. O proprietário do frigorífico, José Eduardo esteve na manhã desta terça-feira, 5, com o secretário da Agricultura, Pecuária e abastecimento, Roberto Sahium assinando o projeto de aumento da estrutura do empreendimento.

O Tamborá iniciou há 12 anos e é pioneiro na engorda de peixe em tanque no Estado. Atualmente a fazenda tem 200 hectares de lâmina d’água. A expectativa é aumentar para 300 hectares. Um dos destaques que chama atenção na criação do peixe é a ração feita na fazenda com produtos naturais, como grão de soja, milho, e vísceras de peixes, atendendo o conceito de produto orgânico, agregando valor ao peixe pela qualidade.


Elmiro de Deus


Fonte: Seagro/TO














© Copyright 2014, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r