Bom dia!
30/07
 


Notícias

Voltar
Domingo, 22 de junho de 2008 - 21h11m

Animais > Bovinos

Gado Franqueiro será atração na Expointer



Imagens

Touro Franqueiro

Foto: Divulgação / Seappa-RS



Esteio/RS

Uma das maiores atrações da Expointer 2008 será a presença do gado franqueiro, considerada a primeira raça bovina a povoar as Américas. No ano passado, o Parque de Exposições Assis Brasil recebeu apenas dois animais. Este ano, revela o chefe do Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, José Arthur Martins, pelo menos dez exemplares franqueiros estarão em Esteio. "O franqueiro é o equivalente ao cavalo crioulo no Estado, ou seja, uma raça rústica e genuinamente campeira", afirma.

Martins comenta que esta raça estava a caminho da extinção no RS. Todavia, graças a um projeto de resgate e fomento encampado pela Fepagro, o gado franqueiro está sendo recuperado. "A Fepagro desenvolve um trabalho exemplar de resgate genético da raça", elogia. Em todo o Brasil, existem menos de mil cabeças de gado franqueiro, introduzido pelos portugueses e jesuítas ao Estado. A presença da raça no país é exclusiva nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, numa faixa que vai de Vacaria, passa pelos municípios dos campos de cima da serra, e segue até Lages (SC).

O gado franqueiro tem algumas características marcantes. A maioria dos animais tem orelhas, patas e focinho pretos. Mas o que mais chama atenção são os chifres: enormes e perigosos. É o equivalente, nos Estados Unidos, ao gado Long Horn, muito valorizado no estado do Texas, chegando a valer US$ 15 mil.


Orestes Andrade Jr.


Fonte: Seappa/RS














© Copyright 2014, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r