Boa tarde!
18/12
 


Notícias

Voltar
Quarta-feira, 03 de setembro de 2008 - 18h18m

Eventos > Exposição

RS: julgamento do gado franqueiro volta a ser realizado



Esteio/RS

Após quase um século sem ser realizado, aconteceu na tarde desta quarta-feira (3) o julgamento dos exemplares de gado franqueiro. A raça havia participado do julgamento apenas na época em que a Feira se chamava Exposição Estadual do Rio Grande do Sul e se desenvolvia no chamado Campo da Redenção, em Porto Alegre.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Franqueiros, Sebastião Fonseca de Oliveira, considera que é fundamental a presença na Expointer para incentivar a criação do animal. Considerada a primeira raça bovina a povoar as Américas, ela estava se extinguindo no Rio Grande do Sul, havendo, atualmente, apenas 180 exemplares no Estado. O gado franqueiro é também conhecido pelo nome de Orellano, em referência ao introdutor da raça no sul do país, o padre jesuíta Cristóvão de Mendoza y Orellano

Nesta edição dez animais, de cinco criadores, participaram do julgamento. A grande campeã foi a Bem-Te-Vi do Faxinal e a reservada de grande campeã a Guapa da Fazenda Nova, ambas da Fazenda do Faxinal de São Francisco de Paula. Como grande campeão foi escolhido Batara Lajeado das Taipas, da Cabanha Sobrado Branco, de Canguçu. O reservado de grande campeão é Coronilha do Faxinal, também da Fazenda Faxinal.


Fonte: Expointer 2008














© Copyright 2014, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r