Boa noite!
20/06
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 05 de outubro de 2004 - 17h30m

Eventos > Água

Semana da Água desafia sociedade a debater recursos hídricos



Porto Alegre/RS

O Rio Grande do Sul terá uma diversificada programação durante a XI Semana Interamericana e IV Semana Estadual da Água que acontecerão de 9 a 16 de outubro. O tema "Gestão: responsabilidade de todos" chama a atenção para a participação que cada um deve ter em relação ao gerenciamento dos recursos hídricos e promove o conhecimento dos problemas, prejuízos e conflitos que os usos diversificados e crescentes desse recurso finito vêm acarretando. Também remete à informação, ao esclarecimento e ao debate sobre um instrumento de solução para as questões da água, que é a gestão pública descentralizada e com a participação da sociedade.

Em Porto Alegre e no interior do Estado serão cerca de mil atividades, organizadas por aproximadamente cem entidades públicas e não-governamentais. Entre os eventos programados estão palestras, seminários, trilhas ecológicas, mutirões de limpeza às margens de rios, exposições de fotografias, de pinturas e oficinas ambientais.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) apoia a Semana da Água que é coordenada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção RS (Abes/RS) com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis), Associação Livre para Gerenciamento Ambiental (Alga), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia/RS (Crea-RS), Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Assembléia Legislativa do RS, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Fundação Zoobotânica do RS, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Centro Estadual de Vigilância e Saúde (CEVS) e Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), e Secretaria Estadual da Saúde.

Programação
Em Porto Alegre, no dia 12 de outubro, feriado nacional, a Sema, por meio do Programa Pró-Guaíba e do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), realizará o Projeto Habitantes do Rio - Mobilização das Águas, conhecida como a tradicional Romaria das Águas. Às 10 horas sairá procissão fluvial do Parque Náutico, com chegada prevista para às 11h30min na Prainha do Gasômetro. Ao meio-dia haverá um ato ecumênico e ritual de mistura das águas das nascentes das nove bacias que formam a Região Hidrográfica do Guaíba.

No dia 13 de outubro, a Fepam promoverá o Fórum Fepam Debate com o tema "Comitês de Bacias Hidrográficas: a visão dos representantes da Fepam". A palestra acontecerá às 16 horas, no Espaço Verde da Sema/Fepam (R. Carlos Chagas, 55 - 11º andar).

Uma videoconferência está programada para o dia 14 de outubro, a fim de consolidar as discussões regionais realizadas, durante agosto e setembro, em sete encontros preparatórios à Conferência Estadual do Meio Ambiente - Confema 2004, marcada para 21 de novembro, em Porto Alegre. A videoconferência é organizada pela Sema e Universidade Federal do Rio Grande do Sul e acontecerá das 9h às 12 horas nas unidades da UERGS de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Livramento, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. Também no dia 14, às 10h30min, a Fundação Zoobotânica do RS (FZB) estará inaugurando o Lago das Chuvas no Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. No mesmo dia, às 16 horas, a Fepam fará o lançamento de publicação sobre fragilidades ambientais e licenciamentos hidrelétricos nos rios Ijuí e Butuí-Piratinim-Icamaquã. O evento acontecerá no auditório da sede da Fepam, no 11º andar.

No dia 15 de outubro, o Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, abrigará, em seu Centro de Visitantes, a oficina "Gestão das Águas e a sustentabilidade: um desafio para o jornalismo ambiental". A atividade acontecerá das 9h às 17 horas, promovida pela Abes/RS, Opas, Núcleo de Ecojornalistas do RS e Sema.

Durante todo o período da Semana da Água, de 9 a 16 de outubro, a FZB estará realizando a exposição fotográfica "Caminhos das Águas: APA dos meandros do Rio Araguaia", no Museu de Ciências Naturais da Fundação. Também promoverá oficinas e trilhas interpretativas no Jardim Botânico, durante a manhã e tarde, com agendamento pelo telefone 3320.2027.

Por decreto do governador Germano Rigotto, 2004 é o Ano Estadual das Águas, e no dia 30 de dezembro o Rio Grande do Sul estará comemorando os 10 anos de criação da Lei das Águas (Lei 10.350), que instituiu o Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.


Fonte: Governo do RS














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r