Artigos
Segunda, 06 de junho de 2005 - 09h25min
A importância da Agrishow para a Bahia
Por Humberto Santa Cruz Filho *
A Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, é uma das importantes feiras tecnológicas do agronegócio mundial. Nela, as indústrias de máquinas, equipamentos e outros produtos ou serviços para o setor apresentam suas novidades.

Além dos negócios, a feira é fundamental para a difusão de novas tecnologias e conhecimentos, permitindo que produtores de pequeno, médio e grande porte acompanhem o que há de mais novo para a produção agropecuária.
Nas demonstrações dinâmicas de campo, os produtores poderão avaliar na prática o desempenho de máquinas e equipamentos para propriedades de todos os tamanhos. Trata-se de uma oportunidade impar para avaliar qual equipamento melhor se adequa à necessidade do produtor.
A Agrishow também é um importante fórum de debates, pois reúne no mesmo local, durante 5 dias, produtores, empresários de diversos níveis e locais, políticos e outros agentes do segmento.
Os debates e discussões ocorrem diariamente, nos estandes, palestras, encontros, enfim, onde for pertinente, pois quem trabalha nas mais diversas cadeias produtivas acaba se encontrando nesta oportunidade, enriquecendo de forma significativa o meio.
Neste momento de turbulências na política econômica, a feira permite que sejam discutidos os problemas e as alternativas, identificando também novas demandas do setor.
Em termos de negócios, para o produtor o momento é bastante oportuno, pois as empresas tendem a apresentar maior flexibilidade nas negociações em função da retração do setor produtivo.
Em 2004 a 1ª Agrishow LEM gerou mais de R$ 380 milhões em propostas de negócios e um valor adicional difícil de ser mensurado, com a atração de inúmeros novos investimentos para o Oeste da Bahia.
A simples realização de feiras do porte da Agrishow mesmo em períodos de turbulência é uma clara demonstração da força do agronegócio brasileiro. É importante compreender que o sucesso do evento não depende apenas das cifras que serão geradas, mas aproveitar a oportunidade para potencializar ainda mais o desenvolvimento do setor no Oeste da Bahia.
* Presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia e da Agrishow Luiz Eduardo Magalhães
Fonte: Sinapse Consultoria
Artigos por Categoria
ABAAgriculturaAgricultura familiarAgroecologiaAgroenergiaAgroesporteAgroindústriaAgroinformáticaAgronegócioAlimentosAnimaisAprosojaArte e CulturaArtigosAssociativismoAurora CoopBioenergiaBiotecnologiaCooperativismoCrmvCursosEducaçãoEducaçãoEventosExpofeiraExpointerFAOInsumosLeilõesLogísticaMapaMáquinas e ImplementosMarketing RuralNovidades do MercadoOutrosPesquisaPolíticaPolíticaPolítica AgrícolaPublicaçõesRecursos HumanosSaúdeTecnologiaTurismoZootecnia