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Domingo, 05 de março de 2006 - 11h59min
Produção e comercialização de uvas e vinhosem 2005
Por Loiva Maria Ribeiro de Mello*
A vitivinicultura brasileira, embora recente, tem avançado tanto nos produtos elaborados como na produção de uvas para consumoin natura. Em 2004 foram produzidas 1.283.203 t de uvas, segundo o IBGE. Em 2005 a produção de uvas foi 2,89% inferior ao ano anterior, sendo produzidas 1.246.071 t.
Considerando que a uva para processamento apresenta algumas particularidades, a redução da quantidade produzida em 2005 não representa redução do agronegócio pois a qualidade da safra gaúcha foi excepcional, resultando na produção de vinhos de alta qualidade. Houve redução na produção de uvas no estado do Rio Grande do Sul, em 12,15%, embora tenha ocorrido incremento na área plantada tanto na região tradicional como em novos pólos produtores. Nos demaisestados houve incrementona produção, com incremento significativo no estado de São Paulo, 19,86%.
Em 2004,48,72% da uva produzida no Brasil foi destinada à elaboração de vinhos, sucos, destilados e outros derivados Em 2005, face a redução da quantidade de uvas produzidas no Rio Grande do Sul, este percentual foi reduzido para 44,19%.
A áreade uvas no Brasil em 2004, segundo IBGE, foi de 71.100 hectares passando para73.877 ha em 2005, ou seja um incremento de 3,91%. Embora não apareça nas estatísticas do IBGE, a viticultura está sendo implementada em vários estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo e Ceará.
O Rio Grande do Sul, principal produtor, possuiárea de 42.449 hectares, o que representa 57,46% da área total do país. Em 2005 houve aumento de 5,20% na área cultivada com videiras. Nesse estado mais de 90% da produção destina-se a agroindústria para produção de vinhos, suco e outros derivados. Os últimos anos caracterizam-se por grandes investimentos na viticultura, notadamente em regiões não tradicionais do país,dada a característica da cultura, geradora de empregos e renda, especialmente para a pequena propriedade.
Em São Paulo, a expressiva produção de uvas existente destina-se basicamente ao consumo in natura. Em 2005 houve aumento de 2,64% na área com videiras.
No vale do São Francisco, Pernambuco e Bahia, houve aumento na área plantada de 1,07% e 0,44%, respectivamente. Embora predomine o cultivo de uvas de mesa, o mercado de uvas para vinhos está em plena expansão. Em Santa Catarina, a maior parte da produção destina-se a elaboração de vinhos de mesa. Não se dispõe de estatísticas sobre a produção e comercialização nacional de vinhos e suco de uvas, no entantopode-se utilizar dados referentesao Rio Grande do Sul para representaro Vinho Nacional, uma vez que é responsável por mais de90% da produção nacional.
Considerando-se o total produzido com a conversão de suco concentrado para suco simples, verifica-se, em 2005,que houve um decréscimo de 14,90% na produção total em relação ao ano anterior. Os vinhos, nesse ano, apresentaramdecréscimo 23,65% enquanto os sucos de uvaaumentaram 12,32%. Os demais derivados cresceram 8,32%, em relação ao ano de 2004.
Em termos de mercado, os vinhos, sucos e derivadoselaborados no Rio Grande do Sul, tiveram acréscimo de 19,03%. Os vinhos de mesa que vem apresentando tendência crescente nos últimos anos, em 2005,apresentaram aumento de 20,36%em relação ao ano 2004 .
Neste mesmo ano houve aumento de 12,29% na quantidade comercializada de vinhos finos do Rio Grande do Sul em relação aoanterior, indicando recuperação de parcela das perdas de mercado verificadas em 2004.
O suco cresceu24,67 % em 2005 e já havia aumentado mais de 25% em 2004. O mercado de sucosapresenta perspectivas de aumento, dadas as características das cultivares utilizadas para a elaboração com tipicidade diferenciada no mercado externo e os investimentos realizados na obtenção de novas cultivares nacionais buscando a melhoria qualitativa e a competitividade como a BRS Rúbea, a BRS Cora, Isabel Precoce e a recém lançada BRS Violeta.
Quanto ao consumo per capita, a tabela acima apresenta uma síntese do mercado brasileiro. O consumo per capita/ano de vinhos no país situou-se em 2,01 litros, em 2005.O consumo de suco de uva, aumentou significativamente nos últimos anos, passando de 0,15 L até 1995 para 0,48 L em 1998, situando-se em 0,54 L per capita, em 2005 no Brasil. Também houve acréscimo, embora pequeno, no consumo de uvas in natura, situando-se em 3,54 quilos per capita.
* pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho
E-mail: loiva@cnpuv.embrapa.br
Fonte: Embrapa Uva e Vinho
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