Artigos

Terça, 02 de maio de 2006 - 09h55min

Gadolando, 70 anos com muita raça

No dia 27 de abril de 1936 foi fundada a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul- Gadolando. Hoje comemoramos com muita alegria e responsabilidade junto com os criadores, cabanheiros, tratadores e parceiros esta data que só é alcançada por entidades sólidas que enfrentaram ao longo do tempo bons e maus momentos. Sempre tivemos uma grande aliada, a vaca Holandesa.




Os animais desta raça possuem a capacidade de produzir diariamente 10% do seu peso em leite. Seu produto, o leite, é o mais completo alimento sob o aspecto nutricional que conhecemos.A raça reúne os animais mais econômicos e produtivos do mundo, no nosso ponto de vista.

A Gadolando tem, ao longo do tempo, prestado ao setor leiteiro, ao agronegócio e à economia riograndense relevantes serviços. Tem representado os produtores nas diversas esferas, fomentando a produção de leite, auxiliando no melhoramento genético do rebanho, organizando exposições e feiras e criando ferramentas que auxiliem os produtores rurais.

A Gadolando obteve, em 2005, um crescimento de 23% no número de registros, em relação ao ano anterior, apesar da pior estiagem dos últimos 60 anos. E em 2006 vai ranquear seis exposições no Estado, um feito a ser comemorado. Os nossos animais aumentam e melhoram seus índices de produtividade e os nossos associados estão, cada vez mais, profissionais da raça e da pecuária leiteira.

Para acompanhar a evolução da nossa raça estamos com o site www.gadolando.com.br como instrumento de informação e comunicação. A nova ferramenta servirá para passar dados sobre cobertura, nascimento, fotos digitais, tudo pela internet, agilizando e diminuindo custos aos associados, que terão senha própria de acesso.

Nestes 70 anos muito foi feito pela Gadolando à raça Holandesa e ao setor leiteiro. Mas, com certeza ainda muito temos a fazer, porque criamos animais de muita Raça.

* médico-veterinário e presidente da Gadolando
E-mail: gadolando@terra.com.br

Fonte: Página Rural