Sexta, 14 de novembro de 2008 - 17h54min
A passos largos
Por Mário Augusto Ribas do Nascimento
Reduzir a fome e a pobreza pela metade em todo o mundo é uma das metas mais importantes estabelecidas pelas Nações Unidas. A data-limite já foi estabelecida: até 2015. Esse desafio gigantesco aumenta a responsabilidade de produtores, dirigentes e autoridades em todo o planeta.
Com a crise econômica derrubando todas as teorias e impondo programas para socorrer empresas exponenciais, esse desafio precisa ser superado. E, se novamente vingar a máxima, de que a dificuldade nos obriga a percorrer o caminho do desenvolvimento, essa será a trajetória que a pecuária de corte precisa e deve seguir – e a passos largos.
Pois foi a crise econômica mundial que serviu de fonte inspiradora para realizarmos o Congresso Internacional de Pecuária de Corte, nos dias 20 e 21 de novembro, no auditório do CIEE, em Porto Alegre. Necessitamos debater, motivar os produtores e insistir em um cenário bastante claro: nosso Rio Grande do Sul tem condições de dobrar, de triplicar a produtividade da pecuária de corte.
O evento será estratégico para marcar essa aposta no setor. Tanto é assim que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) e Emater/RS-Ascar, Sistema Farsul e Sebrae, Fetag-RS e Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), com o patrocínio do Banrisul e o apoio da UFRGS, Sociedade Rural Brasileira, Associação Brasileira dos Criadores de Angus e Fepagro, se uniram para trazer especialistas em dois dias de grandes atualizações técnicas.
A exposição dos temas estará a cargo de especialistas de renome, estudiosos que há décadas se dedicam a introduzir técnicas e sistemas que elevam a produtividade das propriedades, oferecendo carne de qualidade, bem ao gosto do consumidor exigente. Estamos confiantes que o congresso trará grandes ensinamentos e contribuições para a expansão da atividade gaúcha. Sejam bem-vindos!
Engenheiro agrônomo, presidente da Emater/RS
Email: marionascimento@emater.tche.br
Fonte: Emater-RS