Terça, 17 de março de 2009 - 08h26min
Termômetro confiável
Por Águeda Marcéi Mezomo
O incontestável avanço da agricultura causa surpresa das mais positivas no cenário produtivo e socioeconômico do Rio Grande do Sul. Ainda em meio à crise que abala o sistema financeiro mundial, a Expodireto Cotrijal 2009 se realiza e se confirmará como o primeiro termômetro confiável da expressiva safra de grãos que o Rio Grande do Sul está colhendo.
A exposição de Não-Me-Toque chega em sua décima edição com o reconhecimento internacional para oportunizar aos integrantes do agronegócio, indistintamente, um campo visionário do processo que deverá se registrar até o final do ano.
Há que se considerar, sem dúvida, que a produção dos grãos de verão conseguiu superar todas as perspectivas negativas que pairavam de Norte a Sul do Estado. Ao driblar a estiagem, a perspectiva de um final feliz invadiu o coração dos agricultores com a esperança de negócios promissores a partir da colheita. Mesmo que ainda precisemos esperar alguns dias para uma avaliação definitiva, felizmente já se registra ganho em todas as regiões produtoras. Vários fatores serão determinantes para a composição do cenário dos próximos dias. É preciso também se considerar o elevado custo contabilizado nessa safra e, claro, as incertezas sobre o comportamento do mercado nos próximos meses.
Se torna indispensável, contudo, se envolver todos os segmentos em um ambiente onde o otimismo prepondere. Vamos esquecer os dias que promoveram uma seca preocupante, e substituí-los por jornadas produtivas em ação e planejamento dos grãos que estão vingando nas lavouras para a chegada da bem-vinda colheita. A hora propõe a formação de um pacto. Silencioso, sem alarde. Um pacto que represente o fortalecimento de todos os personagens do agronegócio, atividade vital para a economia da quase totalidade dos municípios gaúchos. Um pacto que acolha os segmentos e permita entrarem em sintonia para que todos obtenham resultados econômicos mais positivos.
O resultado dessa união de propósitos fortalecerá o tecido social e produtivo rio-grandense, pavimentando em solo gaúcho a abertura de novas oportunidades, e semeando na alma da sociedade mais oportunidades para encontrar a felicidade.
Diretora Técnica da Emater/RS
E-mail: amezomo@emater.tche.br
Fonte: Página Rural