Artigos

Sábado, 01 de março de 2003 - 15h32min

Portas abertas para os orgânicos

Ao longo dos anos, a agricultura tem buscado cada vez mais a modernidade para alcançar a excelência na qualidade dos seus produtos.

A alternativa de produção através do uso natural de fertilizantes, associado ao controle de pragas e doenças sem uso de agroquímicos, resultando num sistema que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais, caracteriza-se como produção orgânica, considerada como um dos segmentos que apresenta ascensão na carteira do agronegócio, certamente por ter alcançado um lugar de destaque nas feiras e supermercados.

O mercado tem demonstrado uma série de vantagens para a consolidação dos alimentos orgânicos na economia. A grande aceitação de produtos oriundos de sistemas preservacionistas e livres de aditivos químicos, indicam que esse segmento não se resumirá a cultivos em pequenas propriedades ou até mesmo de caráter doméstico. Não mais se pensa que esse tipo de atividade vise apenas a satisfação pessoal e dos adeptos de ideologias ambientalistas, mas sim uma promissora atividade lucrativa.

A CERTIFICAÇÃO - A produção e comercialização de produtos orgânicos traz consigo a necessidade da abordagem sobre a certificação, entendida como o processo que garante ao consumidor um produto que de fato não fora produzido com insumos de síntese.

É crescente o interesse dos consumidores por produtos certificados com selo de qualidade que apresentem garantia dos componentes utilizados na produção animal e vegetal.

Fonte: Cristiano Lôbo da Silva