Feiras e Eventos

10ª Expocachaça MG - Feira e Festival Internacional da Cachaça

31/05 a 03/06/06

BELO HORIZONTE / BRASIL

A Expocachaça, hoje incorporada como âncora da SuperAgro Minas, vai ganhar na 10ª Edição em 2007, um projeto de valorização de sua natureza e escopo.

O novo formato agrega valor à Feira e ao Festival, através de uma concepção mais moderna, com foco na "entretenização" do espaço e no "mixing" de atividades e produtos.
Uma concepção que adota a visão atual da aceitação de conceitos de "evento-entretenimento" e "evento-espetáculo", que amplia enormemente o seu escopo.

No caso da Expocachaça, a sua incorporação em 2005 à SuperAgro no Expominas, ampliou forçosamente a sua natureza e proposta original, crescendo o volume de seu público, pelas facilidades que o novo espaço oferece.

A "entretenização" dos eventos é fruto de uma constatação: "Para atrair a atenção dos visitantes os estandes e os espaços da feira tem que se tornar "verdadeiros parques de diversão", afirma Francisco Paulo de Melo Neto.

A proposta de se adotar um novo conceito para a Expocachaça na SuperAgro, representa mudanças importantes em sua natureza e escopo, mas não de sua identidade de maior e mais importante evento do agronegócio da cachaça no Brasil.

Na verdade, o que se pretende é redirecionar a sua estrutura de evento para um público específico, e torná-lo, cada vez mais, um evento dirigido a uma frequência numerosa e diversificada de visitantes.

De evento fechado para expositores de produtos e serviços específicos, funcionais, individualizados e singulares, para evento democratizado e aberto a novos expositores e propostas, dentro de uma programação mais eclética e complementar.

À ênfase em produtos soma-se de forma vigorosa a ênfase em diversão, gastronomia, consumo, lazer, cultura e negócios.

Essa proposta, na verdade, vem sendo construída ano a ano, e agora ganha corpo com a preocupação de transformar a Expocachaça em um evento eclético, com predominância no "mixing" de atividades e produtos e eventos paralelos, e representa processo fundamental de renovação e valorização do evento.

Dentro desse novo conceito a Expocachaça na SuperAgro, funcionará como "cadeia de atividades", com o principal objetivo de oferecer "valor de entretenimento", "consumo" e "lazer" para o público.

A idéia central se materializa na montagem de "espaços alternativos de consumo, lazer e negócios", dentro de uma proposta de valorização dos espaços: Feira e Festival. Por isso o nome: Cachaça , Gourmet Show na SuperAgro.

Nesse novo formato e conceito, a Expocachaça será estruturada com base nos seguintes elementos ou como alguns costumam chamar: "Núcleos de oferta de valor". São eles:


A constatação de que ao ancorar a SuperAgro, a Expocachaça, necessariamente tem que ampliar o seu escopo e a sua proposta original;

A oportunidade que se abre de trabalhar o Espaço Gourmet ( com seus restaurantes) dentro de uma visão das cadeias da carne;

A ampliação do espaço Gourmet para: 4 restaurantes, 1 cachaçaria, 4 botequins, 2 cafés, 1 cervejaria, 1 confeitaria;

A criação de um espaço de projeção de vídeos e documentários;

A criação de espaços para cursos de culinária e coquetelaria;

A criação de espaço para uma livraria;

A permanência do Espaço de Tecnologia da cachaça;

A oportunidade de valorização cultural do evento com apresentações artísticas pelas ruas e espaços de circulação da Feira;

A valorização da presença institucional com a participação de associações e cooperativas de produtores de cachaça

A criação de um novo projeto de espaço de múltiplo uso com estandes de pequenos produtores agrupados em um grande cenário de paredes de vidro, com infra-estrutura de acesso por portais com abertura para várias ruas, um Café e um bar para degustação de cachaças e coquetéis dos produtores. A proposta é democratizar a participação do pequeno produtor oferecendo uma infra-estrutura de estandes de qualidade de custo menor e com suporte de bar, café etc., com custo diluído entre todos;

A necessidade se procurar alternativas de barateamento dos preços dos ingressos, do estacionamento e de se ampliar substancialmente o número de vagas no mesmo;

O foco na visão de que a Expocachaça na SuperAgro é um acontecimento que gera público, gera distração, cultura e bem-estar para esse público e negócios para seus participantes, investidores e parceiros;

O fortalecimento e integração das cadeias do agronegócio;

A fixação da marca temporal: "Belo Horizonte, Capital Nacional da Cachaça", no período de realização do evento; e

A permanência das Clínicas Tecnológicas e Rodadas Negócios do Sebrae.

www.expocachaça.com.br