Feiras e Eventos

6º Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental - Sustentabilidade

22/02 a 27/06/09

PIRACICABA / BRASIL

Período:

de 22 de fevereiro de 2008 a27 de junho de 2009, em finais de semanas alternados, nas sexta-feira, das 19h as 23h e sábado das 8h as 12h e das 13h30 as 17h30

Etapas e fases de execução do projeto
Inscrição de 05/11/07 a 22/02/2008.
Primeiro semestre de 22 de fevereiro a 05 de julho 2008.
Segundo semestre de 01 de agosto a 20 dezembro de 2008.
Terceiro semestre de 06 de março a 27 de junho de 2009.

Promoção
Departamento de Ciência do Solo / ESALQ

Coordenação Profa. Dra. Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso

Número de vagas Mínimo de 35 e máximo de 50 alunos.

Público-Alvo Este curso é dirigido para profissionais de nível superior de diferentes áreas de formação, com atuação e interesse na área ambiental.

Programa

Auditoria e Certificação Ambiental:
Prof. Carlos Roberto dos Santos/ Cetesb-SP
Procedimentos: pré-auditoria, auditoria inicial e os itens de verificação obrigatória, o processo de auditoria principal e os requisitos avaliados, comunicação das constatações, atividades pós-auditoria. Conformidades e não-conformidades clássicas. Requisitos legais e outros requisitos. Não-conformidades e ações corretivas e preventivas.

Avaliação de Impactos Ambientais:
Prof. Álvaro F. de Almeida/ESALQ
Conceitos básicos sobre impactos ambientais, estudo e avaliação de impactos ambientais. Legislação: aplicação de estudo de impacto ambiental. Métodos de avaliação de impactos ambientais. Identificação e valoração de impactos ambientais.

Direito, Legislação e Política Ambiental:
Profa. Juliana Cassano Cibin / Advogada e consultora ambiental
Histórico e Conceitos. Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. Constituição e Legislação Principal Federal e do Estado de São Paulo. Competências normativas e administrativas em matéria ambiental. Política e Legislação de Comando e Controle. Responsabilidades por danos ambientais. Perspectivas de Evolução. Comunidade Internacional e Principais Tratados Multilaterais. Análise de Casos.

Ecologia e Reflorestamento:
Profs. Ricardo Ribeiro Rodrigues e Sergius Gadolfi / ESALQ
Interface entre ciências ambientais e ecologia. Conceitos básicos de ecologia: habitat, nicho ecológico e ecossistema. Ecossistemas e desenvolvimento. Influência da poluição e ecotoxicologia sobre a dinâmica e estabilidade dos ecossistemas. Alterações de habitats e extinção de espécies; perda da reserva de genes; a organização dos sistemas ambientais: controles e parâmetros; análise de equilíbrio. Respostas dos sistemas ambientais aos agentes de interferência; respostas do ecossistema e das comunidades bióticas aos fatores de poluição. Diagnóstico do uso e ocupação, caracterização e mapeamento das áreas protegidas pela legislação vigente. Adequação ambiental.

Energia, Ambiente e Aquecimento Global:
Profs. Adolpho José Melfi e Carlos Eduardo Cerri/ ESALQ
Energia e desenvolvimento. Tendências globais no consumo e produção de energia. Evolução recente da produção e consumo de energéticos no Brasil. Recursos energéticos: riscos técnicos e ambientais. Combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral, gás natural. Fontes renováveis: recursos hídricos, biomassa, solar, eólica. Soluções tecnológicas. Custos e as políticas de redução dos impactos ambientais da geração e consumo de energia. Aquecimento Global. Protocolo de Kyoto. Efeito estufa. Reservatórios, fontes e sumidouros dos GEE. Impactos potenciais do aquecimento global. Ações internacionais. Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. O mercado do carbono e o agronegócio.

Economia dos Recursos Naturais e Ambiente:
Prof. Ricardo Shirota / ESALQ
Definição do problema e alguns conceitos básicos.Evolução histórica da economia dos recursos naturais e ambientais.Teoria do bem-estar e a noção de eficiência em equilíbrio geral. Imperfeições de mercado e seus impactos sobre a eficiência de mercado.Mecanismos de correção.

Educação Ambiental:
Profa. Carmem Lúcia Rodrigues/ESALQ
A cultura ocidental hegemônica e os impactos da globalização excludente. Incentivo de processos participativos, que visam, promover atitudes emancipatórias em prol de condições de vida mais igualitárias e sustentáveis nas sociedades. Conferências internacionais sobre Educação Ambiental e suas repercussões.

Gerenciamento de Recursos Hídricos:
Prof. Luis Roberto Moretti/ DAEE-EEP-PCJ
Água no planeta Terra. Bacias Hidrográficas. Usos das águas e conflitos decorrentes. Legislação sobre Recursos Hídricos. Órgão Gestores de Recursos Hídricos e as Outorgas de Direito de Uso das Águas. Conselhos Nacional e Estadual de Recursos Hídricos. Comitês de Bacias Hidrográficas. Estudo de Caso: os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Liquidos:
José Ferreira Assis / CETESB- Piracicaba e José Marcos Gryschek/Brasmetano
Conceito e classificação de resíduos. Minimização, aproveitamento, valorização, reciclagem, recuperação, tratamento, transporte e disposição final de resíduos. Gestão integrada de resíduos e seus instrumentos. Elaboração de planos de gerenciamento de resíduos. Uso e Tratamento de Resíduos Industriais no Solo.Visão geral do tema. Legislação ambiental pertinente. Técnicas e práticas convencionais de tratamento de resíduos industriais sólidos, líquidos e pastososPrincipais limitações. Apresentação e discussão de Sistemas de tratamento e Técnicas alternativas com aplicações na agricultura. Métodos e Sistemas de Monitoramento.

Gerenciamento de Riscos:
Prof. José Carlos Xavier/Cetesb-SP
Histórico e conceitos básicos do Gerenciamento de riscos. Conceitos e definições de EAR – Estudo de analise de riscos e PGR – Programa de gerenciamento de riscos. APP - Análise preliminar de perigos.Estimativa dos efeitos físicos, analise de vulnerabilidade, freqüências, avaliação e gerenciamento de riscos.

Gestão da Sustentabilidade:
Prof. José Marcos Gryschek/Brasmetano
Conceitos básicos para uma compreensão do potencial estratégico e diferencial competitivo fundamental da sustentabilidade num ambiente cada vez mais globalizado

Microbiologia Ambiental:
Profs. Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso/ESALQ
Diversidade e atividade dos microrganismos. Classificação. Microrganismos de interesse ambiental, industrial, ecológico e em saúde pública. Microrganismos nos ciclos biogeoquímicos dos elementos. Microbiologia da água e do solo. Biorremediação, Resíduos agrícolas como insumos na agricultura, Processos microbianos utilizados para controle da poluição, Reciclagem de nutrientes, Soluções ecológicas para problemas atuais.

Negociação de Conflitos e Facilitação:
Prof.José Ferreira Assis / CETESB-
Criação de consenso e a resolução de conflitos. Comunicação eficaz, construção de confiança através de processos confiáveis de envolvimento e reconhecimento de ampla gama de abordagens para envolvimento de stakeholders (envolvimento de vários stakeholders e de diversas comunidades). Facilitação de múltiplas partes interessadas no processo (multstakeholderes) e o envolvimento do público no gerenciamento integrado de bacias hidrográficas ou problemas ambientais específicos.

Poluição do Ar e Atmosfera:
Prof. Eduardo Antonio Licco / CETESB-SP
Aspectos relacionados à proteção da atmosfera frente aos riscos a ela impostos pelas atividades antrópicas. Procedimentos básicos para identificação, prevenção e combate à poluição do ar.

Química Ambiental:
Prof. Arthur Roberto Silva /ESALQ
Equilíbrios ácido-base; equilíbrios de solubilidade e precipitação; equilíbrios de oxiredução; equilíbrios de complexação; cinética química. Aplicação da química ambiental: uso de resíduos em áreas agrícolas.

Recuperação de Áreas Degradadas (Mineração):
Prof. Edson Gomes de Oliveira UNESP / Rio Claro
Interpretação de mapas geológicos. Degradação ambiental na mineração. Recuperação das áreas de mineração. Métodos e gestão ambiental para recuperação. (paradigma da exploração e crescimento responsável).

Recuperação de Áreas Degradadas (Solos):
Prof. Miguel Cooper/ESALQ
Vetores da degradação ambiental. Contextualização histórico-cultural e física da degradação ambiental. Efeitos da degradação ambiental nos diferentes ecossistemas. Estratégias de recuperação ambiental. Plano de recuperação de áreas degradadas. Estudos de Caso.

Saúde Pública e Questão Ambiental:
Profa. Vera Lucia Salerno/ UNICAMP
Aspectos da saúde dentro da questão da gestão ambiental. A vida do ser humano na Terra e a forma como as intervenções no meio ambiente podem interferir na qualidades desta vida, transformando indivíduos saudáveis em pessoas doentes. Saúde, velocidade das mudanças de entendimentos e até de paradigmas muitas vezes difícil de acompanhar. Mudanças: um estudo recente calculou que 50% do conhecimento médico muda a cada dois anos. Atualização de conceitos básicos da saude e ambiente.

Sistemas de Gestão Ambiental:
Prof. André Luiz Ferreira / UNICAMP
Desenvolvimento e gestão ambiental (paradigma do crescimento responsável, globalização das questões ambientais, ecobusiness, passivo ambiental e tecnologias limpas, conformidade ambiental e atuação responsável). Gestão e auditoria ambiental. Desempenho e norma ambiental. ISO14.000: histórico, aplicação, ferramentas de gestão. Prática e planejamento em gestão ambiental: Plano de ação, Avaliação dos efeitos ambientais, Implantação e operação do SGA, Verificação da eficiência do SGA

Uso e Ocupação do Solo Urbano.
Prof. Marcos César Ferreira / UNICAMP
A importância do uso do solo urbano para a gestão ambiental. As políticas públicas e a organização espacial da ocupação e do uso do território. Classificação dos tipos de uso do solo urbano. O Plano Diretor municipal e o Zoneamento urbano. Conseqüências ambientais do uso do solo urbano. As relações entre o espaço urbano e a região de entorno imediato (REI) . Técnicas de interpretação visual e tratamento digital de imagens de satélite e fotografias aéreas, aplicadas ao mapeamento uso do solo urbano.