Notícias

Campina Grande/PB

Terça, 01 de junho de 2010 - 19h49min

Embrapa Algodão recebe visita de pesquisadores peruanos

A Embrapa Algodão está recebendo dois pesquisadores do Instituto Nacional de Innovación Agraria – Inia,órgão do Ministério da Agricultura da República do Peru, Edison Hidaleo Melendez e Richer Earay Montes, desde o dia 27 de maio na Unidade. Os dois representantes do Instituto devem ficar até amanhã, 02. O objetivo da visita é a busca de conhecimentos pelas ações de pesquisa, desenvolvidas pela Unidade, com a cultura do pinhão-manso.

Durante a visita, os pesquisadores apresentaram o projeto de pesquisa desenvolvido por eles no Peru, conheceram os Laboratórios de Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Biotecnologia e Cultura de Tecidos, estiveram no Banco Ativo de Germoplasma de Pinhão-Manso, no Campo Experimental de Patos (PB) e no Campo Experimental da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba - Emepa, em Lagoa Seca (PB). Acompanhados dos Pesquisadores da Embrapa, Nair Arriel e Fábio Aquino, aproveitaram a oportunidade para conhecer e debater sobre as demandas de pesquisa e das especulações existentes, não somente sobre a produtividade mas sobre o sistema de cultivo desta oleaginosa.

O pesquisador Fábio Aquino enfatizou que a visita é mais uma oportunidade de interação da Embrapa Algodão com parceiros internacionais. “É uma forma de trocar conhecimentos, nesse caso, sobre o pinhão-manso. É uma possibilidade de trabalharmos juntos, já que o Governo Peruano vem investindo muito em pesquisas voltadas para a cultura e tem como objetivo convidar pesquisadores da Unidade para, desenvolver em conjunto com o Peru, novos estudos sobre a oleaginosa”.

OInstituto Nacional de Innovación Agraria – Inia tem como objetivo elevar o nível tecnológico agrário nacional para incrementar a produtividade e a competitividade, valorizando os recursos genéticos, assim como a sustentabilidade da produção agrária do Peru.

Fonte: Embrapa Algodão

+ Notícias
Eventos
Outros
PB
+ Notícias