Gurupí/TO
Terça, 15 de junho de 2010 - 14h46min
Curso de classificação de grãos garante maior qualidade para o consumo e comercialização
O serviço de classificação de grãos é uma ferramenta importante para agregar e determinar valores dos produtos para comercialização e consumo. Para fortalecer esse serviço de atendimento, a Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Sindiato – Sindicato das Indústrias de Arroz do Tocantins e parceiros realizam o Curso de Classificação de Grãos de Arroz e Feijão. O curso acontece em Gurupí, Região do Sul do Estado, nos dias 15 a 19 de junho.
Segundo o coordenador de classificação vegetal, João de Deus, o Tocantins possui postos de atendimento nas cidades de Alvorada, Formoso do Araguaia, Gurupi, Palmas e Paraíso para atender o serviço de classificação aos comerciantes, produtores e consumidores. “É uma ação que garante um padrão de qualidade para comercialização, refletindo no preço, em função da boa qualidade”, ressaltou. O curso de classificação atende acordo com os novos padrões oficiais de classificação, instituídos pelos Regulamentos Técnicos aprovados pelas Instruções Normativas do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Atualmente, os principais grãos classificados no Estado são: o milho, o arroz e feijão. O serviço de classificação é uma ação que determina o controle da qualidade dos produtos. Entre outras vantagens, incentiva os produtores a melhorar o padrão de qualidade dos grãos, classificando grãos com melhor rendimento. O Coordenador diz ainda que, a garantia de um bom produto, permite a segurança alimentar, evitando a comercialização de produtos inadequados para o consumo humano. “Por isso a importância de manter o controle da qualidade”, argumentou.
Participam também do curso a SFA – Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Tocantins, o SENAI – Serviço Nacional das Indústrias do Estado do Tocantins.
Fonte: Seagro/TO