Notícias

Várzea Grande/MT

Terça, 22 de junho de 2010 - 14h41min

Terapia com cavalos faz evoluir comportamento dos praticantes, diz coordenadora so Senar

Cerca de 300 pessoas são atendidas todo mês pelo tratamento terapêutico com cavalos por meio do programa Apoena, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT) em parceria com o Centro Equestre de Várzea Grande.

A equoterapia, que atua diretamente na reabilitação motora e mental de portadores de necessidades especial, tem apresentado resultados surpreendentes no comportamento dos praticantes. É o caso da pequena Malren Geisiane de Paula, de 9 anos, portadora de hidrocefalia (distúrbio do sistema nervoso central), que desde 2006, quando começou o tratamento, teve avanços significativos em seu convívio social, conforme relata a mãe Gessilda Pinheiro de Paula, do Jardim Imperial. "É mesmo surpreendente o quanto a equoterapia está influenciando as atitudes dela (Malren), seja na escola ou no relacionamento com outros amiguinhos. Após cada seção, ela fica muito mais tranquila", observa.

De acordo com a coordenadora de equoterapia, Onézia Paes de Barros, o local, que atende de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã e da tarde, conta com uma equipe composta por 13 profissionais entre fisioterapeutas, psicólogos, acompanhantes e tratadores, oferecendo todo o suporte necessário para o tratamento.

A coordenadora pedagógica do Senar, Tatiane Perondi, ressalta o trabalho desenvolvido com as crianças no período que antecipa as sessões, quando há interação entre elas com atividades recreativas como desenhos e brincadeiras. "Esta etapa é muito importante, pois é a fase em que elas estão se familiarizando com o espaço e isso torna mais fácil a adaptação e a relação com os profissionais".

Além de Várzea Grande, o Apoena está presente nos municípios de Cuiabá, Santo Antonio de Leverger, Tangará da Serra e Colíder, e ainda se analisam solicitações de Sorriso e Itiquira. De acordo com o coordenador de programas e projetos especiais do Senar-AR/MT, Marciel Becker, em 2009 foram 1.640 pessoas beneficiadas no estado, chegando a 3.670 atendimentos. "Esses números tendem a aumentar este ano, visto que o Senar tem estreitado parcerias".

Fonte: Famato

+ Notícias
Animais
Eqüinos
MT
+ Notícias