São Gabriel da Palha/ES
Quinta, 24 de junho de 2010 - 14h21min
Simpósio capixaba sobre seringueira estimula a prática da heveicultura
“O plantio de seringueira representa um bom negócio para os produtores rurais capixabas e a borracha apresenta atualmente um excelente preço no mercado, o que é uma boa alternativa para a agricultura familiar”, disse o coordenador Estadual do Programa de Silvicultura, Pedro Galvêas, durante palestra no VI Simpósio Capixaba sobre Seringueira.
O evento, que acontece no Centro de Eventos de São Gabriel da Palha, tem como objetivo discutir o panorama atual de mercado para a borracha e incentivar a atividade como alternativa de reflorestamento e renda nas propriedades rurais. As atividades prosseguem nesta quinta-feira (24), até as 17 horas.
Cerca de 300 produtores de todo o Estado participam do evento e Pedro Galvêas falou sobre as ações do Programa de Expansão da Heveicultura Capixaba (Probores). Dentre as metas está a implantação de 75 mil novos hectares de seringueira no Espírito Santo, de preferência em consórcio com outras culturas.
“Em 2009 distribuímos mudas de seringueira para 35 municípios capixabas, e hoje temos aproximadamente 13 mil hectares de seringueira no Estado. Estamos trabalhando com as metas do Governo e do Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para chegarmos a 75 mil hectares em 2025”. A muda pode ser plantada juntamente com o café, cacau, cupuaçu ou palmáceas, formando assim um sistema agroflorestal, que traz benefícios ao solo e ainda proporciona mais de uma fonte de renda no mesmo espaço territorial, apontou Galvêas.
Para o pequeno produtor do município de Apiacá, Antônio José Ribeiro, a produção em conjunto com outra cultura e o valor de venda do látex tem feito a alegria da família. “Moro no Assentamento Texeirinha e tenho mil seringueiras que produzem até 900 quilos de látex, o valor da venda, a R$ 2,75 mais a venda da café fazem a renda da minha família. Se eu tivesse mais terra eu queria plantar mais”, celebrou.
O Probores
O Probores tem como meta diminuir a importação da borracha e pulverizar o plantio de seringueiras pelo Estado, pois incentiva os pequenos produtores a investir na cultura, que é vista como “amiga do meio ambiente”.
O objetivo geral do Probores é promover a implantação de 75 mil novos hectares de seringueira no Espírito Santo e, com isso, contribuir para o abastecimento interno do País e propiciar a proteção do meio ambiente, bem como a sustentabilidade do homem.
O programa visa a incentivar principalmente os pequenos produtores que desenvolvem a agricultura familiar e estejam organizados em associações, cooperativas e assentamentos.
No ano de 2009, foram distribuídas aos agricultores capixabas 300 mil mudas subsidiadas de seringueira, e para 2010 estão previstas mais 300 mil. Os produtores que se interessarem em participar devem procurar o escritório do Incaper de seu município e se inscrever no Programa.
Novo Pedeag
Investimentos voltados para o desenvolvimento da heveicultura capixaba estão previstos no “Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período 2007/2025”. O documento está disponível na íntegra para a consulta nos sites www.seag.es.gov.br e www.redeagricultura.com.br.
PROGRAMAÇÃO
13h30min
Gerenciamento técnico e econômico de lavoura de seringueira
Palestrante: Itamar Alvino de Souza – Incaper/ Vila Velha
14h20min
Exemplos práticos do uso da seringueira em áreas de APP e RL
Palestrante: Pedro Luis Pereira Teixeira de Carvalho – Consultor – SEAG
15h
Intervalo
15h15min
Momento empresarial
16h20min
Palestra: Situação atual e tendências de mercado da borracha natural
Palestrante: Heiko Hossmann – Revista Lateks – SP
17h10min
Encerramento
Fonte: Governo do Espírito Santo