Forquilhinha/SC
Quinta, 24 de junho de 2010 - 16h35min
Agricultores familiares de Forquilhinha comemoram a constituição de sua cooperativa
Após nove meses de reuniões, assembléias e encaminhamentos burocráticos, um grupo de 23 agricultores de diversas comunidades rurais de Forquilhinha consegue organizar e constituir a Coonafor - Cooperativa de Produção Agroindustrial dos Agricultores Familiares de Forquilhinha.
A organização é o resultado da necessidade sentida por um grupo de produtores que, desde 2007, fornece produtos agropecuários para o Programa de Compra Antecipada Especial da Agricultura Familiar – CAEAF, o chamado Projeto CONAB do Governo Federal. Este projeto é parte do conhecido Fome Zero do Governo Lula, e tem como objetivo fornecer alimentos à Instituições que atendam pessoas em situação de risco alimentar e, também, organizar os agricultores familiares para que possam participar do chamado mercado institucional do Estado Brasileiro.
Além disto, a Coonafor se constitui em uma organização cooperativa com objetivo de viabilizar o acesso de agricultores familiares do município a todos os tipos de mercados com seus produtos hortifrutigranjeiros “in natura” e produtos industrializados por pequenas unidades agroindustriais do município, possibilitando o desenvolvimento de seus negócios.
“Este momento é mais um passo do antigo sonho que nós agricultores temos de melhorar as oportunidades de trabalho e sustento para nós e, nossos filhos”, disse o presidente da Coonafor, agricultor Nilson Loch. Lembrando que a cooperativa quer funcionar como uma espécie de guarda chuva no desenvolvimento dos inúmeros pequenos negócios dos agricultores.
Presente no encontro, o prefeito de Forquilhinha, Wanderlei Alexandre enalteceu a iniciativa. “É um importante instrumento de desenvolvimento dos agricultores que vai lhes permitir melhor acesso à negócios e renda, trazendo desenvolvimento para o nosso município. Parabéns pela iniciativa e contem com nosso apoio”, afirmou.
“Há muito tempo os agricultores familiares de Forquilhinha buscam desenvolver instrumentos que lhes permitam comercializar seus produtos direto nos mercados. Esta é sem dúvida uma grande oportunidade de conseguir isso e melhorar a renda rural” , assegurou o engenheiro agrônomo da Epagri de Forquilhinha, Volnei Meller.
Com o apoio da Epagri, por meio da participação do extensionista local, economista Joelcyr Lanzarini e das Secretaria Municipais de Educação e Agricultura, através de seus respectivos titulares Rosemery De Lucca Minatto e Dimas Kammer, a COONAFOR passa agora a participar das licitações da merenda escolar, por meio da recém aprovada Lei 11.947 de 16/06/2009, também antiga reivindicação dos agricultores familiares do Brasil.
“São os primeiros passos de um empreendimento que tem grande potencial e possibilidade de sucesso e que, sendo bem conduzido, certamente será protagonista de importantes ações no desenvolvimento do espaço rural do município de Forquilhinha e região”, acredita Volnei.
Fonte: Epagri