Santarém/PA
Sexta, 25 de junho de 2010 - 14h34min
Encontro discute desafios à produção agrícola familiar, extrativismo e pecuária
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Aníbal Picanço, participou do 2º Ciclo de Debates Estratégicos para o Desenvolvimento Sustentável de Cadeias Produtivas do Oeste Paraense.
O evento, que iniciou na tarde desta quinta-feira (24), é realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, através do projeto BR-163: Floresta, Desenvolvimento e Participação, com recursos da União Europeia, em parceria com o governo federal.
O Ciclo de Debates está sendo realizado em Santarém e reúne lideranças de toda a região para discutir, entre outros assuntos, os desafios para a produção agrícola familiar, extrativismo e pecuária no Oeste do Pará.
O projeto prevê investimentos de aproximadamente 6 milhões de euros, que vão ser aplicados no fortalecimento do distrito florestal da BR-163, que é uma das políticas do governo federal; apoio à organização da sociedade civil, fortalecendo os sindicatos e comunidades; e também apoio a projetos produtivos.
O secretário Aníbal Picanço explica que esta é uma oportunidade de "trazer o esclarecimento para a população do resgate histórico que vem acontecendo no Estado desde a posse do presidente Lula, que começou a enfrentar essa problemática ambiental e fundiária na nossa região que sempre esteve no abandono". Na ocasião, ele também falou sobre o Cadastramento Ambiental Rural, licenciamento e reserva legal, e participou de debate.
O evento, que se encerra nesta sexta-feira (25), está sendo realizado no Hotel Barrudada. Estiveram presentes representantes de municípios dos polos (Tapajós e BR-163, Baixo Amazonas, e Transamazônica e Xingu), do governo federal, estadual e municipal, representantes de instituições de ensino e pesquisa, de organizações não governamentais e organizações da sociedade civil.
Fonte: Governo do Pará