Brasília/DF
Sexta, 25 de junho de 2010 - 14h56min
Emater vai capacitar extensionistas angolanos
Enquanto países de todos os continentes são adversários dentro de campo, na Copa do Mundo da África do Sul, no terreno diplomático o que prevalece é a ajuda mútua. Na tarde de quarta-feira (23), o presidente da Emater-DF, Dilson Resende de Almeida, assinou, com o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ministro Marcos Farani, o diretor de Cooperação Bilateral de Angola, Florêncio Almeida, o Projeto de Cooperação Técnica para incrementar o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no país africano.
O projeto vai dotar os técnicos angolanos de Ater de mais competências e habilidades para fazer a gestão de planos e programas voltados para o desenvolvimento rural. Prevê a construção de diagnósticos de implantação do Índice de Desenvolvimento Comunitário Rural (IDCR); capacitação para desenvolvimento e atuação em ATER; e implantação de unidades de experimentação. O prazo de execução do programa é de 18 meses, podendo ser prorrogado.
A Emater-DF vai ministrar cursos e seminários para os representantes da Ater angolana. Durante o projeto, as diversas experiências de sucesso adotadas no Distrito Federal poderão ser apresentadas como modelos a serem adaptados para a realidade africana. A cooperação técnica entre os dois países existe oficialmente desde 1980.
Fonte: Emater/DF