Porto Alegre/RS
Sábado, 26 de junho de 2010 - 22h08min
CNA quer mudar medição do leite
Em busca de maior qualidade e higiene na produção de lácteos, produtores brasileiros decidiram apresentar ao Inmetro proposta de mudança nos métodos de pesagem do leite que chega às indústrias. Na semana passada, a Comissão do Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu para alinhar o texto que será fechado na reunião agendada para os dias 11 e 12 de agosto, em Curitiba (PR). Só então, o documento será levado ao Inmetro.
De acordo com o presidente da Comissão, Rodrigo Alvim, a ideia é que a aferição seja feita por fluxo de expansão, ou seja, baseando-se no volume indicado por um mecanismo semelhante a um hidrômetro acoplado às mangueiras que abastecem os caminhões.
Atualmente, a aferição é feita com réguas imergidas nos tanques de expansão, sistema ao qual os produtores são contrários. Além de impreciso, Alvim considera o método com alto risco de contaminação do produto, já que as réguas são armazenadas nas propriedades. "Este método está em vigor mas não foi aprovado pelo Inmetro." Segundo os produtores, as regras do Inmetro ainda preveem pesagem de leite em tarros, método descartado há anos.
A proposta de mudança chega no momento em que o Inmetro pretende regularizar o sistema de réguas, o que demandaria análises dos equipamentos nas propriedades. "Isso não sairia barato e é um custo que não cabe ao produtor", destacou. O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, afirma que é favorável a tudo que qualificar a produção.
Marcela Caetano
Fonte: Correio do Povo