Notícias

Leme/SP

Terça, 29 de junho de 2010 - 10h09min

Fundecitrus realiza palestra sobre combate à podridão floral e pinta preta

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) promoverá nesta quinta-feira (1º) uma palestra sobre a podridão floral e a pinta preta em Leme, no Taquari Bairro, a partir das 19 horas.

O evento abordará os cuidados necessários para se controlar e combater as duas doenças. A podridão floral, conhecida também como estrelinha, pode ser um risco à citricultura no início da florada, entre os meses de agosto e setembro.

Já a pinta preta pode aparecer logo após esse período. Para evitar que ambas as doenças se espalhem pelos pomares, os citricultores precisam estar atentos aos cuidados para controlá-las.

“A ideia é tratarmos desses assuntos com antecedência para que os citricultores estejam preparados para fazer o controle e prevenção assim que necessário”, afirma o palestrante e engenheiro agrônomo da equipe de conscientização do Fundecitrus Rodrigo do Vale Ferreira.

A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados.


O Fundecitrus

Em 33 anos de existência, o Fundecitrus é mundialmente reconhecido como exemplo de competência em suas ações para a sanidade dos pomares, combate às doenças cítricas e pesquisas. A atuação do Fundecitrus permitiu que 99% dos pomares não apresentassem sintomas de cancro cítrico durante os últimos dez anos. Estima-se que a política de combate à doença evitougastos equivalentes a R$ 2 bilhões.

O Fundecitrus também teve papel fundamental para que duas doenças até então desconhecidas, que poderiam inviabilizar a citricultura brasileira – CVC (Clorose Variegada dos Citros) e MSC (Morte Súbita dos Citros) –, pudessem ser controladas. Por meio de monitoramento rigoroso e trabalhos de pesquisas feitos em seus laboratórios ou por parceiros, com financiamento da instituição, é que se conseguiu não só controlar as doenças como também tornar a citricultura competitiva.

Este ano, o Fundecitrus mudou sua estratégia de atuação no Estado de São Paulo. As mudanças adotadas buscam maior enfoque na conscientização e educação fitossanitária, prestação de serviços e capacitação de produtores. Na área de pesquisa, o Fundecitrus ampliará o conhecimento, a difusão e a incorporação de tecnologias. Na área técnica, as visitas de agrônomos às propriedades, palestras, cursos e treinamentos serão intensificados.

SERVIÇO

Palestra sobre pinta preta e podridão floral

Data: 1/07, quinta-feira

Horário: 19h

Local: Taquari Bairro – Leme

Fonte: Fundecitrus

+ Notícias
Eventos
Palestra
SP
+ Notícias