Brasília/DF
Terça, 29 de junho de 2010 - 17h30min
Seminário internacional vai discutir inovação em arranjos produtivos
Nesta quarta (30) e na quinta-feira, 1º de julho, será realizado em Brasília (DF) o Seminário Internacional Brasil-União Européia: Inovação em Arranjos Produtivos Locais (APL), na sede da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no auditório José Irineu Cabral. O evento é promovido pelas Secretarias de Desenvolvimento da Produção e de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a União Européia, com o apoio institucional dos Ministérios da Integração, do Planejamento e da Embrapa.
O seminário tem como objetivo principal promover, com base no intercâmbio e cooperação com a União Européia, o desenvolvimento regional brasileiro, por meio da introdução e fortalecimento de processos de inovação em APL. A proposta é também debater, consolidar e disseminar os resultados da Missão Técnica à União Européia, realizada de 1º a 15 de maio de 2010, com foco nos temas Inovação e Governança em APL. Participarão do evento especialistas europeus e brasileiros.
Pretende-se ainda definir as linhas de ação das instituições que integram o Grupo de Trabalho Permanente sobre APL (GTP-APL), para que haja maior competitividade dos empreendimentos organizados em arranjos produtivos e para promover maior dinamismo econômico em áreas estagnadas do País.
O evento é voltado para um público-alvo formado por empresários, representantes governamentais, gestores técnicos, agentes financeiros, parceiros dos Núcleos Estaduais de APL, formuladores de políticas públicas, acadêmicos e parlamentares, com atuação no tema inovação. A expectativa é contar com um número aproximado de 200 participantes.
Painéis
Oito painéis irão compor a programação do seminário, sendo que cada um deles contará com exposições de um especialista europeu em uma área específica e um especialista brasileiro, da mesma área de atuação. Ao final, o público poderá participar com um debate sobre os temas.
Os palestrantes vão abordar os seus temas de acordo com quatro eixos temáticos: investimento e financiamento; governança e cooperação; formação e capacitação; e acesso ao mercado nacional e internacional.
Visitas técnicas
Ao final do evento, os especialistas europeus vão realizar visitas de apoio aos APL brasileiros, com o acompanhamento de representantes dos Núcleos Estaduais e de instituições do GTP-APL. Depois das visitas, será produzido um relatório, contendo diagnóstico dos APL, bem como oportunidades e desafios para a cooperação com a União Européia.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias