Notícias

Vitória/ES

Quarta, 30 de junho de 2010 - 13h34min

Tecnologias de produção do café em debate em Vitória

As melhores tecnologias de produção do café no Estado estão em debate, hoje (30), no “Seminário sobre as tecnologias de café Conilon e café Arábica no Espírito Santo”, no Novotel, em Vitória. O evento é voltado para parceiros-consultores do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que atuam na elaboração de projetos de financiamento para empreendimentos rurais nos municípios do interior do Espírito Santo.

A programação é uma iniciativa do Bandes e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) com o objetivo de compartilhar informações que ajudem os parceiros-consultores na avaliação de necessidades de investimento e na orientação dos produtores rurais sobre o que deve ser observado nas propriedades para que elas mantenham a produtividade.

“Hoje, 70% dos projetos que financiamos para empreendimentos rurais têm a finalidade da renovação de café. Reconhecemos que é isso que permite a rentabilidade das famílias agrícolas, mas temos também que estar atentos a questões como a racionalização do uso da água e do solo. Isso deve ser avaliado nas propriedades para que a atividade continue sendo rentável para esses agricultores ao longo dos anos”, destacou o diretor-presidente do Bandes, José Antonio Bof Buffon, na abertura do evento.

Até o final do dia, os consultores poderão assistir a palestras sobre a implantação e a condução de lavouras de café Conilon e de café Arábica, formas corretas de adubação e conservação do solo, manejo de pragas e doenças, irrigação e tecnologias para a melhoria da qualidade do café.

Agricultura Familiar

Principal atividade agrícola do Estado, a cafeicultura é responsável por grande parte dos financiamentos liberados por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) concedidos pelo Bandes. Hoje, a agricultura familiar é uma das prioridades de atuação do Bandes, que já beneficiou cerca de 2,7 mil produtores com os recursos do Programa, totalizando mais de R$ 70 milhões investidos.

Fonte: Governo do Espírito Santo

+ Notícias
Eventos
Seminário
ES
+ Notícias