Ilhas Canárias/Espanha
Quarta, 30 de junho de 2010 - 15h40min
Coordenador do Labex-EUA assume presidência de sociedade internacional
O pesquisador Ladislau Martin Neto, atual coordenador do
Labex Estados Unidos, assumiu no dia 28 de junho, a presidência da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (IHSS), em cerimônia realizada em Tenerife, Ilhas Canarias, Espanha, durante o XV Encontro Internacional da instituição.
Trata-se da primeira vez que um pesquisador originário do Hemisfério Sul ocupa essa posição nessa Sociedade criada em 1981, nos Estados Unidos. Na realidade, Ladislau já ocupava, desde 2008, a vice-presidência da IHSS antes de ser conduzido a coordenação do Labex-EUA. Nesse período ele iniciou gestões no sentido de manter e estimular as portas abertas da organização para outros colegas e estudantes. Um bom exemplo disso foi a concessão de bolsas a 22estudantes de doutorados originários de todos os continentes,
incluindo 2 brasileiros, para a participação nesse evento, o maior número de todas as edições do Encontro internacional do IHSS.
Substâncias húmicas
As substâncias húmicas, que dão nome a sociedade
presidida por Ladislau, são misturas complexas e heterogêneas,
resultantes do processo de degradação e transformação de plantas (processo esse chamado humificação).
Atualmente as substancias húmicas tem recebido a atenção de cientistas de uma ampla variedade de disciplinas pelo fato delas estarem relacionadas a importantes fenômenos, tais como o ciclo de carbono e as mudanças climáticas globais, a reatividade da matéria orgânica em diferentes ecossistemas, a reciclagem e transformação de resíduos orgânicos, bem como ao tratamento
e qualidade de água, entre outros.
Esses temas, aliás, fazem parte do trabalho de pesquisa de Ladislau nos Estados Unidos e também estão sendo discutidos no VX Encontro Internacional de Substancias Húmicas até o próximo dia 2 de julho.
Para mais informações sobre o evento clique
aqui: http://www.ihss2010.org/
Fonte: Embrapa