Santa Cruz do Sul/RS
Quinta, 03 de novembro de 2011 - 17h19min
Curso promoverá capacitação de classificadores de tabaco
A classificação do tabaco será tema do Curso de Capacitação de Técnico de Produto Vegetal, Subprodutos e Resíduos de Valor Econômico, que será promovido pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) entre 7 e 24 de novembro, sob a supervisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa/RS).
O curso é dirigido aos profissionais das empresas associadas ao SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) com formação em Agronomia ou Técnico em Agropecuária interessados em se capacitar na classificação do tabaco em folha curado e beneficiado.
Com carga horária de 96 horas, as aulas serão realizadas nas dependências da Souza Cruz, em Santa Cruz do Sul, e terá a participação de aproximadamente 25 técnicos.
De acordo com o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, o curso atende um pedido do setor e será uma importante ferramenta para a manutenção do padrão de qualidade no atendimento dos serviços para fins de exportação.
CONTEÚDO
A programação inclui, além de palestras e leituras, visitas às indústrias, bem como a produtores de tabaco. A avaliação será realizada por meio de provas escritas e práticas.
Segundo o coordenador do curso, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Fernando Kuhl, o conteúdo será dividido em dois módulos: conhecimentos gerais e específicos. No primeiro, serão abordados o histórico da classificação, noções de padronização, classificação e fiscalização de produtos vegetais, legislação relacionada.
Já dentre de conhecimentos específicos, os participantes conhecerão a cultura do tabaco e as normas específicas dos produtos, como a Instrução Normativa nº 10/07.
Clique aqui e saiba mais sobre a classificação do tabaco
Fonte: SindiTabaco