Santa Cruz do Sul/RS
Terça, 16 de outubro de 2012 - 18h08min
Frida Kuchen é escolhida a melhor cuca de Santa Cruz do Sul
Concurso que elegeu as três melhores cucas foi realizado na manhã desta terça-feira (16), no Pavilhão Central.
Referência na culinária alemã, a cuca recebeu atenção especial na programação gastronômica da 28ª Oktoberfest e Feirasul, que iniciaram na última quarta-feira (10), e se estendem até o dia 21 de outubro. Na manhã desta terça-feira (16), o Concurso de Cucas premiou as três melhores receitas deste prato típico alemão. A receita Frida Kuchen, apresentada pela Padaria Lisaruth, levou o título de Melhor Cuca de Santa Cruz do Sul. Feita com nozes, morangos, leite condensado e fios de ovos, a cuca garantiu o primeiro lugar à cuqueira Eliza Bertran, na ocasião representada por Mathias Bertran.
O segundo lugar ficou com a cuca "Choco Miller", inscrita pelo Miller Comércio de Alimentos. Na terceira colocação, um empate agraciou as cucas “Delícia de Ferrero Rocher”, elaborada pela confeitaria Delícias Nutritivas, e a “Cuca da Frida”, inscrita pela Cucas da Rosana. Ao todo, 10 padarias participaram da disputa, realizada no Pavilhão Central da Oktoberfest.
Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Rede Ponto Pão, com apoio da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), o concurso superou as expectativas da organização. Conforme a diretora de Gastronomia da festa, Viviane Bertholdi, o objetivo era resgatar a cultura alemã e destacar as cucas da cidade. “Tínhamos uma perspectiva de inovação e as panificadoras abraçaram esta proposta, o que nos deixou muito felizes”, ressaltou.
JURADOS
O júri, composto pelo presidente da 28ª Oktoberfest e Feirasul, Ênio Ernesto Wermuth; pelo presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Fábio Costa de Borba; pela diretora de Gastronomia da festa, Viviane Bertholdi; e pelos professores de Gastronomia, Mateus Troglio e Gilda Rauber. Eles degustaram, por sorteio, as 10 cucas inscritas, avaliando critérios como Apresentação, Criatividade e Sabor.Segundo o presidente da Festa da Alegria, a decisão foi difícil. “As cucas eram maravilhosas, foi difícil de escolher. Ficamos muito felizes com a participação dos cuqueiros que acreditaram no evento. Essa inserção da comunidade é muito importante para a festa”, destacou Wermuth.
PREMIAÇÃO
O primeiro lugar recebeu como reconhecimento um troféu, uma placa para o estabelecimento com a inscrição "Melhor Cuca da Cidade" e um anúncio de meia página em jornal local. Além disso, foi contemplado com duas diárias (padeiro e acompanhante), no Hotel do Sesc de Gramado ou de Torres, em data de sua preferência, conforme disponibilidade do hotel. O 2º e 3º lugares receberam troféus e vão ganhar anúncios tamanho rodapé em jornal para os estabelecimentos e um exemplar do livro Pães e Viennoiseries, da Editora Senac, para o autor.
Fonte: 28ª Oktoberfest e Feirasul