Pelotas/RS
Domingo, 06 de outubro de 2019 - 19h02min
Genética Devon da Estância da Gruta abrilhanta Expofeira de Pelotas há 65 anos
Estância da Gruta é a representante Devon na 93ª Expofeira, que acontece de 7 a 13 de outubro em Pelotas
Uma das propriedades mais tradicionais na criação da raça Devon do Brasil, a Estância da Gruta é a representante Devon na 93ª Expofeira, que acontece de 7 a 13 de outubro em Pelotas/RS. Três touros Puros de Origem, filhos do mesmo pai e nascidos na propriedade em 2017, foram selecionados para participar da exposição.
A propriedade em Capão do Leão/RS, na zona Sul do Estado, faz parte da história da raça. A Estância da Gruta começou a criação de Devon em 1907, com animais adquiridos no Uruguai junto com outros quatro criadores gaúchos. A adaptação do plantel de origem inglesa ao pampa gaúcho foi fácil e a criação se multiplicou, por volta dos anos de 1980 chegou a ter o maior rebanho Devon do mundo, com quase sete mil cabeças. Hoje é comandada pela engenheira agrônoma Anna Luiza Sampaio Quinta Di Cameli, bisneta do fundador Edmundo Berchon des Essarts. "Trabalhamos em cima de fertilidade, precocidade e ganho de peso. Usamos os terneiros de um ano para coleta de sêmen para Iatf (Inseminação Artificial de Tempo Fixo). Depois eles trabalham no repasse, temos tourinhos com 51% de prenhez nas terneiras de ano", explica Anna Luiza. A Estância da Gruta participa da Expofeira desde 1954.
O julgamento dos animais acontece na terça-feira (8), a partir das 15h30 na pista E. O jurado será Lucas Teixeira Hax, médico veterinário e diretor técnico da Associação Brasileira de Criadores Devon (ABCD). Alfredo Tavares, presidente do Núcleo Sul de Criadores de Devon, conta que a raça participa da Expofeira desde os anos de 1920. "Estamos vislumbrando a retomada da raça aqui na região Sul, graças ao início da certificação dos nossos animais pelo Frigorífico Famile, de Pelotas. A bonificação está despertando a atenção dos pecuaristas, conheço criadores que ficaram encantados com o sabor da carne Devon", garante. A produção de Carne Devon Certificada no Rio Grande do Sul começou no último mês de agosto.
Simone Bianchini, presidente da ABCD,aposta que a genética Devon na zona Sul do Estado terá maior movimento de vendas em virtude das bonificações de carcaças no Frigorífico parceiro. "A bonificação é um incentivo importante para os produtores rurais voltarem a trabalhar com o Devon no RS", aposta Simone.
O acesso do público ao Parque Ildefonso Simões Lopes é gratuito. O desfile dos animais campeões será domingo (13), às 16h, na pista central do parque.
Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD)