Itacoatiara/AM
Segunda, 22 de julho de 2024 - 15h52min
Mais de 100 agricultores familiares participam de Dia de Campo da Mandioca em Itacoatiara, diz Embrapa
Com a finalidade de difundir as tecnologias para a produção de mandioca e derivados no Estado do Amazonas, foi realizado na sexta-feira (19), o dia de Campo da Cultura da Mandioca, na Fazenda Galo da Serra, Ramal da Paz na Vila de Liondóia, em Itacoatiara. O evento recebeu mais de 100 participantes entre agricultores familiares, produtores rurais, técnicos e estudantes de ciências agrárias.
Promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), com apoio da Embrapa, Prefeitura Municipal de Rio Preto da Eva, Prefeitura Municipal de Itacoatiara, Sicredi, Sicoob e empresa Galo da Serra, o dia de campo apresentou desde a escolha de área do plantio, manejo, colheita e pós-colheita dessa cultura que é considerada a principal base da alimentação da população amazonense.
O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Ferdinando Barreto, foi um dos palestrantes do evento e falou da importância da mandioca, que no Amazonas contribuiu para a segurança alimentar, geração de trabalho. Falou das variedades de mandioca, manejo do solo, escolha de área para o cultivo, preparo e conservação do solo e adubação.
Envolvendo mais de 67 mil agricultores familiares e produtores rurais, com uma área plantada superior a 83,5mil hectares e produção de 180,6 mil toneladas de farinha/ano, a cultura da mandioca é feita em pequenas áreas, utilizando mão-de-obra familiar, com a produção destinada ao consumo familiar e algum excedente, comercializado nas principais sedes dos municípios amazonenses.
Atualmente, com incentivo da assistência técnica, busca-se melhorar a qualidade da farinha e seus subprodutos que são comercializados em feiras e supermercados regionais, para, evidentemente, conquistarem novos mercados.
Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental