Logradouro/RN
Quarta, 30 de abril de 2025 - 14h31min
Agricultura familiar inicia entrega de cerca de 13 toneladas de alimentos pelo PAA/CDS, diz Conab
Produtos serão destinados a Escola Municipal Ernesto Ferreira, a fim de complementar a alimentação dos estudantes da cidade de Frutuoso Gomes
Apartir desta semana, agricultoras e agricultores familiares da Associação de Desenvolvimento Comunitário Rural de Logradouro, no Rio Grande do Norte, iniciam as entregas dos alimentos produzidos para a Escola Municipal Ernesto Ferreira, a fim de complementar a alimentação dos estudantes da cidade de Frutuoso Gomes. A comercialização acontece por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Nesta primeira entrega, as produtoras e produtores doaram 1.124 quilos de frutas e hortaliças como alface, cebolinha, coentro, acerola, goiaba, melancia, abóbora, entre outros. A aquisição dos alimentos pela Conab ocorreu com recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Ao todo, serão destinados pela Companhia cerca de R$ 100,74 mil ao projeto formalizado com a Associação de Desenvolvimento Comunitário Rural de Logradouro. O valor auxiliará no escoamento da produção de 14 agricultores familiares, a sua maioria mulheres do campo, do município potiguar.
Programa de Aquisição de Alimentos
O PAA, criado há mais de 20 anos no âmbito da estratégia Fome Zero, une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo MDS, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.
Por meio do PAA, a Conab compra os produtos da agricultura familiar, assegurando renda ao produtor, e os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional como os restaurantes populares e as cozinhas comunitárias e também a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, complementando a alimentação de quem está em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)