Notícias

Bagé/RS

Quinta, 01 de junho de 2017 - 14h53min

Reunião entre moradores e instituições discute demandas de região do município de Bagé

Na última terça-feira (30), aconteceu uma reunião entre os moradores do Distrito de Palmas, em Bagé, das localidades de Pedra Grande, Lexiguana, Coxilha das Flores e Toca para discutir as demandas e anseios da região, na propriedade da agricultora Eny Scholant Collares. A região das Palmas é um território que possui uma intensa área de preservação, com formações rochosas, além de uma vegetação composta predominantemente por campo nativo e pelas formas tradicionais de produção na Pecuária Familiar.

As ações iniciaram pela manhã com a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (Adac) apresentando um trabalho que será realizado junto às associações de produtores.

Em seguida o Secretário de Desenvolvimento Rural, Cléber Zuliani Carvalho relata, "viemos ouvir os moradores, para que possamos ajuda-los no fortalecimento da ovinocultura das Palmas, por exemplo", salienta. Carvalho também comentou as demais ações desenvolvidas pela Secretaria, como o trabalho de Extensão Rural, em parceria com a Emater/RS-Ascar, a patrulha agrícola, serviço de marcas e sinais, de inspeção municipal e outros.

De acordo com a líder comunitária, Vera Colares, que recepcionou os presentes, "discutir assuntos, como o conhecimento referente à ovinocultura com as instituições parceiras é muito bom", coloca.

À tarde, a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Bagé, Ana Rosa Sonaglio, juntamente com o professor Carlos Granatto, do Centro da Pessoa Idosa, orientou atividades físicas entre os presentes. Após, o extensionista da Emater/RS-Ascar, Francisco Gonçalo, falou sobre o acesso à terra para jovens rurais, filhos e filhas de agricultores rurais, estudantes de escolas agrotécnicas, com idade entre 18 e 29 anos que queiram viabilizar o próprio projeto de vida no meio rural, através da Linha Nossa Primeira Terra, do Programa de Crédito Nacional Fundiário.

O evento foi finalizado pela fala da extensionista da Emater/RS-Ascar, Ana Eliza Fonseca, que realizou a apresentação do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. Segundo a extensionista, a Emater/RS-Ascar busca auxiliar os produtores no que eles precisam para melhorar a produção e renda das propriedades e que já trabalha na localidade com ações na ovinocultura, sendo uma delas a micronagem, que possibilita ao produtor saber a qualidade da lã do seu rebanho, para ter mais segurança na venda do produto.

Participaram do evento o presidente da Associação de Produtores das Palmas e Joca Tavares, João Carlos Franco, a líder comunitária Vera Collares, representantes da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (Adac), Prefeitura Municipal de Bagé, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Centro da Pessoa Idosa e Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Bagé.

Fonte: Emater/RS

+ Notícias
Eventos
Reunião
RS
+ Notícias