Paulo Afonso/BA
Segunda, 03 de outubro de 2005 - 17h49min
Bahia: Netuno Pescados ampliará compra de tilápia de piscicultores em Paulo Afonso
Desde que passou a comprar a tilápia cultivada em Paulo Afonso, em agosto do ano passado, a Netuno Pescados vem reforçando sua importância na comercialização do pescado na região. Atualmente, já são adquiridas 160 toneladas mensais das associações de piscicultores do município que, com isso, ganharam um importante parceiro numa das principais etapas da cadeia produtiva do pescado.
Segundo o coordenador de captação da Netuno, Rogério Bellini, a partir de novembro serão comercializadas 30 toneladas/dia. A meta é atingir 68 toneladas diárias, num total de 25 mil toneladas/ano, no final do ano que vem. Bellini elogia os incentivos que a atividade vem recebendo pelo governo estadual e agentes financeiros.
O município de Paulo Afonso sedia um importante projeto de cultivo de tilápia, com resultados significativos dos pontos de vista social e econômico. Lá, estão instalados cerca de 1,5 mil tanques-rede, onde o peixe é produzido por piscicultores reunidos em associações e cooperativas, com o apoio técnico e o acompanhamento do Governo do Estado, via Bahia Pesca, vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária.
“A participação de uma empresa do porte da Netuno é muito importante para os produtores, que se sentem estimulados a aumentar a produção, melhorando ainda mais sua renda”, afirmou o presidente da Bahia Pesca, Max Stern. Ele lembra que a atividade ganharia um importante impulso se diminuísse a burocracia, agilizando a liberação das licenças ambientais pelo governo federal para instalação de novos tanques. “Esta é uma cultura que não prejudica o meio ambiente, ao contrário, ajuda a mantê-lo, se feita de uma forma responsável”, disse Stern.
“O peixe produzido no São Francisco está entre os melhores do mundo. Temos água de excelente qualidade, temperatura média de 29ºC, mão-de-obra farta e com tecnologia de ponta”, elogiou Rogério Bellini. Todo o peixe é filetado e exportado, via aérea, para os Estados Unidos e Europa. “Visualizamos, há três anos, que a tilápia teria um mercado com perspectiva de crescimento médio de 22% durante os próximos 10 anos”, disse Bellini.
A Netuno Pescados é a maior empresa brasileira exportadora de pescados. São 11 frigoríficos em toda a costa brasileira e sua sede fica em Recife. Empresa 100% brasileira, oferece um mix de produtos bastante amplo: vai desde a lagosta e camarões de cultivo e pesca a peixes marinhos de diferentes espécies e diferentes formas de apresentação (congelado, fresco, filet, postejado, inteiro, eviscerado, etc). A perspectiva de faturamento para 2005 é de R$ 300 milhões.
Fonte: Governo da Bahia