Campinas/SP
Terça, 20 de maio de 2025 - 17h58min
Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Ital recebe inscrições até 16 de junho, diz SAA
São oferecidas cinco vagas no curso stricto sensu nota 4 pelo sistema de avaliação da Capes com possibilidade de bolsa
O Programa de Pós-Graduação (PPG) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está com processo seletivo aberto para cinco vagas no curso de mestrado stricto sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos, nota 4 pelo sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Os interessados devem se candidatar até 16 de junho.
Além de se capacitarem em aulas presenciais, que terão início em 4 de agosto em Campinas/SP, os mestrandos poderão desenvolver projetos relacionados a aditivos alimentares, contaminantes, análise de alimentos, compostos bioativos de alimentos, processos fermentativos, bioprocessos para obtenção de ingredientes funcionais, desenvolvimento e aplicação de ingredientes proteicos vegetais ou funcionalidades tecnológicas e biológicas de proteínas, peptídeos e polissacarídeos.
Os candidatos que apresentarem a documentação exigida passarão por arguições individuais on-line de 24 a 25 de junho e a divulgação do resultado ocorrerá a partir de 30 de junho na página do processo seletivo.
“O mestrado do Ital se diferencia por ser extremamente aplicado, viabilizando que os egressos continuem sua carreira acadêmica, enriquecendo o conhecimento técnico-científico nas áreas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem, e desenvolvam soluções para a cadeia produtiva, tendo como prioridade segurança, qualidade, saudabilidade e sustentabilidade”, ressalta a coordenadora do PPG, Silvia Tfouni, lembrando que há possibilidade de concessão de bolsas.
Sobre o Ital
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é uma instituição líder em ciência aplicada na América Latina. Desde 1963, desempenha um papel central na inovação das áreas de ingredientes, alimentos, bebidas e embalagens.
Com sede em Campinas/SP, o Ital oferece suporte ao setor produtivo por meio de pesquisa, desenvolvimento de novos produtos e processos, análises laboratoriais, assistência técnica especializada, capacitação profissional e difusão do conhecimento.
Certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025, o Instituto é credenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e congrega dezenas de laboratórios e plantas-piloto distribuídos em centros especializados em carnes, laticínios, bactérias lácticas, cereais, confeitos, chocolates, frutas, hortaliças, ciência e qualidade de alimentos, além de sistemas de embalagem.
Para mais informações, visite o site oficial.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA)