Vacaria/RS
Sexta, 08 de novembro de 2024 - 14h19min
Cultivo de flores de corte desperta interesse como alternativa de diversificação e renda na Serra, diz Emater/RS
Estações técnicas sobre o girassol, gladíolo, statice e ornitoghalum e uma oficina de arranjos florais fizeram parte do 2º Dia de Campo Regional sobre Floricultura, realizado em Vacaria, nesta quarta-feira (06), no Horto Dedo Verde. O evento foi uma oportunidade para os 180 participantes, entre agricultores, floristas e estudantes de escolas de campo de vários municípios, conhecerem mais sobre o cultivo de flores como alternativa de diversificação e incremento da renda, e também para a entrega de resultados da 14ª fase do projeto Flores para Todos.
Nas estações, conduzidas por extensionistas da Emater/RS-Ascar e integrantes da equipe PhenoGlad, da Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm) e da Universidade do Estado do RS (Uergs Vacaria), foram abordados o cultivo, colheita e comercialização das espécies que fazem parte do projeto. E na oficina de arranjos florais, o professor Nereu Streck demonstrou a confecção de vários tipos de arranjos e buquês com flores frescas e também desidratadas, que são uma tendência mundial, que podem ser usados tanto em casa como na decoração de lojas ou festas.
"A produção de flores de corte, associada à comercialização na forma de arranjos e buquês, incentiva as cadeias curtas nas propriedades familiares e escolas rurais, proporcionado maior agregação de renda a estas unidades de produção", afirma a assistente técnica regional de recursos naturais da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Adelaide Juvena Kegler Ramos. Os participantes puderam ainda visitar o Horto Dedo Verde e trocar informações e experiências sobre a atividade da floricultura.
O projeto Flores para Todos vem se consolidando como o maior projeto inclusivo de extensão da floricultura brasileira. A Serra Gaúcha participa pelo quarto ano, com 13 municípios envolvidos.
O Dia de Campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar, equipe PhenoGlad da Ufsm, Uergs Vacaria e Horto Dedo Verde, com apoio da Associação Riograndense de Floricultura (Aflori), Prefeitura de Vacaria e Lazzeri, com patrocínio de Transportes Cavalinho, Sicredi, Biosul, Serra Grãos Corretora de Grãos, Dalai Alimentos, CLP Assessoria Contábil e Jurídica e Granetto Topografia.
Estiveram presentes o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Gilberto Bonatto, extensionistas da região envolvidos no projeto, o coordenador do projeto Flores para Todos, Nereu Streck, a professora Lilian Uhlmann, a pró-reitora de Extensão da Uergs, Betina Bitencourt, professores da unidade de Vacaria, o presidente da Associação Riograndense de Floricultura (Aflori) e vice-presidente do Ibraflor, Walter Wingle, a gerente de negócios Agro da Sicredi, Andreza Piovesan, o representante da Lazzeri, Jadir Zwirtes, representantes das entidades apoiadoras e empresas patrocinadoras, vereadores, secretários de educação, agricultura e meio ambiente de Vacaria e região, entre outras autoridades.
Resultados:
Desde o início, em 2018, até outubro de 2024 (14ª fase) o Projeto Flores para Todos já alcançou 404 famílias rurais e 71 escolas do campo, de 221 municípios, em 21 estados brasileiros e Distrito Federal.
Os números da 14ª fase do Projeto Flores para Todos que está em andamento de Norte a Sul do Brasil:
- Gladíolo: 7 produtores, 2 escolas e uma instituição em 7 municípios do RS;
- Statice: 13 produtores, 2 universidades, 1 escola do campo em 11 municípios do RS, uma cooperativa de flores em Pilões/PB e duas produtoras em Areia/PB;
- Girassol de corte: 25 municípios de 13 estados da federação;
- Ornitogalo: 1 município do RS;
-Lírio de corte: 1 município do RS.
Fonte: Emater/RS-Ascar