Notícias

Dom Pedrito/RS

Sexta, 28 de fevereiro de 2025 - 18h23min

Feira Livre de Dom Pedrito Celebra 10 Anos, diz Emater/RS

Foto: Emater/RS-Ascar

Nesta sexta-feira (28), Dom Pedrito celebrou os 10 anos da Feira Livre com uma cerimônia especial para convidados. O evento contou com a presença da Emater/RS-Ascar, da Prefeitura de Dom Pedrito e dos feirantes. Como parte da comemoração, foi realizado o plantio de uma muda de oliveira na Praça General Osório, um gesto simbólico que representa prosperidade e longevidade. A ação também serviu como uma homenagem ao feirante Alexandre Oliveira Severo, falecido em 23 de dezembro de 2024. Conhecido por sua presença constante e alegre na feira, ele foi lembrado com carinho por todos.

O evento foi marcado por momentos de emoção, destacando a importância do trabalho dos feirantes para a economia local. Durante a cerimônia, foram distribuídas mudas de ipê e cinamomo sombrinha, acompanhadas de mensagens de agradecimento, como forma de reconhecimento pelo empenho e dedicação dos trabalhadores da feira.

Para muitos feirantes, a feira representa a principal fonte de renda. Tânia Cunha, que participa há mais de cinco anos, relatou: "Eu tiro mais de mil reais por feira, vendendo meus pães e pastéis".

A extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Fernanda Pohl, que acompanha a Feira Livre desde sua primeira edição em 2015, destacou o crescimento dos feirantes ao longo dos anos. "É visível a evolução que tiveram. Alguns continuam desde a primeira feira e, ao longo do tempo, se aperfeiçoaram por meio de diversos cursos, inclusive da Emater, sobre boas práticas de fabricação, atendimento ao cliente e precificação. Hoje, muitos têm a feira como principal fonte de renda para sustentar suas famílias. Além disso, valorizam a sociabilidade e a qualidade de vida proporcionadas pelo evento".

Fernanda também ressaltou a importância do apoio aos produtores rurais, que representam 45% dos feirantes. Muitos enfrentam desafios como dificuldades de acesso devido a estradas em más condições e problemas climáticos. Ela explicou que o trabalho de fomento às cadeias produtivas permitiu que feirantes agregassem valor aos produtos por meio da agroindústria. Atualmente, duas agroindústrias estão cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e comercializam seus produtos na feira.

Por fim, a extensionista celebrou o impacto positivo desse trabalho ao longo dos anos: "É muito gratificante ver que deu certo e que cada vez mais pessoas estão participando e contribuindo com a feira. Não apenas na agroindústria, mas também na diversificação de produtos, como verduras e hortaliças, que aumentam a cada edição".

Fonte: Emater/RS-Ascar

+ Notícias
Eventos
Emater
RS
+ Notícias